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TítuloA realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
Autor(es)Costa, André Renato Rodrigues da
Orientador(es)Cunha, Joana
Palavras-chaveRealidade aumentada
Perceções do utilizador
Comunicação de moda
Augmented reality
User perceptions
Fashion communication
Data2022
Resumo(s)Numa altura em que as tecnologias são cada vez mais um meio de criação de laços entre pessoas, surge a oportunidade de aproveitar o que com elas se pode criar em prol da evolução do comércio digital. Com o aparecimento da pandemia de COVID-19, grande parte dos consumidores foram obrigados a mudar os seus hábitos de compra para um modelo mais digitalizado. Desta forma, as marcas de moda procuraram adaptar-se a esta nova tendência de forma a criar ligações com os seus clientes, procurando implementar estratégias focadas no eCommerce. A realidade aumentada surge assim como uma das alternativas associada ao aumento da digitalização neste período. Este estudo foca-se, portanto, na exploração da realidade aumentada em contexto de promoção de produtos de moda tendo como objetivo explorar as potencialidades da mesma para implementação em marcas de moda. Para isso, é feito um estudo exploratório dos contextos de uso da realidade aumentada nos dias correntes, assim como das perceções do consumidor quando entra em contacto com a mesma. Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas com alguns utilizadores e feita uma análise textual das respostas obtidas. Os resultados demonstraram uma tendência para a procura da simplificação do processo de compra com base na utilização de aplicações em realidade aumentada assim como a valorização por parte do utilizador da diversidade de produtos que poderá experimentar com esta tecnologia.
At a time when technologies are increasingly a means of creating bonds between people, the opportunity arises to take advantage of what can be created with them in favor of the evolution of digital commerce. With the emergence of the COVID-19 pandemic, many consumers were forced to change their shopping habits to a more digitalized model. Thus, fashion brands have tried to adapt to this new trend in order to create connections with their customers, seeking to implement strategies focused on eCommerce. Augmented reality thus emerges as one of the alternatives associated with the increase in digitalization in this period. This study focuses, therefore, on the exploration of augmented reality in the context of promotion of fashion products aiming to explore its potential for implementation in fashion brands. For this, an exploratory study of the contexts of use of augmented reality in the current days is carried out, as well as of consumer perceptions when coming into contact with it. For data collection, interviews were conducted with some users and a textual analysis of the answers obtained. The results showed a trend toward the search for simplification of the purchase process based on the use of augmented reality applications as well as the user's appreciation of the diversity of products that can be experienced with this technology.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84295
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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