Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84295
Título: | A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório |
Autor(es): | Costa, André Renato Rodrigues da |
Orientador(es): | Cunha, Joana |
Palavras-chave: | Realidade aumentada Perceções do utilizador Comunicação de moda Augmented reality User perceptions Fashion communication |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | Numa altura em que as tecnologias são cada vez mais um meio de criação de laços entre pessoas,
surge a oportunidade de aproveitar o que com elas se pode criar em prol da evolução do comércio
digital.
Com o aparecimento da pandemia de COVID-19, grande parte dos consumidores foram obrigados
a mudar os seus hábitos de compra para um modelo mais digitalizado. Desta forma, as marcas
de moda procuraram adaptar-se a esta nova tendência de forma a criar ligações com os seus
clientes, procurando implementar estratégias focadas no eCommerce.
A realidade aumentada surge assim como uma das alternativas associada ao aumento da
digitalização neste período. Este estudo foca-se, portanto, na exploração da realidade aumentada
em contexto de promoção de produtos de moda tendo como objetivo explorar as potencialidades
da mesma para implementação em marcas de moda.
Para isso, é feito um estudo exploratório dos contextos de uso da realidade aumentada nos dias
correntes, assim como das perceções do consumidor quando entra em contacto com a mesma.
Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas com alguns utilizadores e feita uma análise
textual das respostas obtidas. Os resultados demonstraram uma tendência para a procura da
simplificação do processo de compra com base na utilização de aplicações em realidade
aumentada assim como a valorização por parte do utilizador da diversidade de produtos que
poderá experimentar com esta tecnologia. At a time when technologies are increasingly a means of creating bonds between people, the opportunity arises to take advantage of what can be created with them in favor of the evolution of digital commerce. With the emergence of the COVID-19 pandemic, many consumers were forced to change their shopping habits to a more digitalized model. Thus, fashion brands have tried to adapt to this new trend in order to create connections with their customers, seeking to implement strategies focused on eCommerce. Augmented reality thus emerges as one of the alternatives associated with the increase in digitalization in this period. This study focuses, therefore, on the exploration of augmented reality in the context of promotion of fashion products aiming to explore its potential for implementation in fashion brands. For this, an exploratory study of the contexts of use of augmented reality in the current days is carried out, as well as of consumer perceptions when coming into contact with it. For data collection, interviews were conducted with some users and a textual analysis of the answers obtained. The results showed a trend toward the search for simplification of the purchase process based on the use of augmented reality applications as well as the user's appreciation of the diversity of products that can be experienced with this technology. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84295 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
André Renato Rodrigues da Costa.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons