Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84241

TítuloEconomic growth in Sub-Saharan Africa
Outro(s) título(s)Crescimento económico na África Sub-Sariana
Autor(es)Karangwa, Mathias
Orientador(es)Veiga, Francisco José
Palavras-chaveCrescimento económico
Desenvolvimento financeiro
Ajuda externa
Qualidade institucional
África Sub-Saariana
Economic growth
Financial development
Foreign aid
Institutional quality
Sub-Saharan Africa
Data28-Abr-2023
Resumo(s)Esta tese centra-se na exploração da importância do desenvolvimento financeiro, da ajuda externa e das instituições no desempenho económico da África Subsariana (ASS), uma sub-região que continua a ser a mais pobre do mundo e, no entanto, ainda subdesenvolvida. Para evitar um preconceito de heterogeneidade de amostra, concentramo-nos nos países em desenvolvimento da ASS. O capítulo 2 examina o efeito do desenvolvimento financeiro sobre o rendimento per capita utilizando indicadores novos e tradicionais de desenvolvimento financeiro. Os principais resultados apontam para o facto de que a profundidade das Instituições Financeiras (PIF) tem um efeito positivo e significativo no desenvolvimento da ASS, confirmando a importância dos indicadores de desenvolvimento financeiro baseados nos bancos. Geralmente, nenhum dos indicadores tradicionais de desenvolvimento financeiro tem um efeito significativo, em linha com a afirmação na literatura empírica de que estes não captam adequadamente todas as facetas do desenvolvimento financeiro. O terceiro capítulo examina a ligação entre a ajuda externa e o desempenho económico na ASS. Os principais resultados mostram que, o efeito da APD (como % do PIB) é negativo mas insignificante. Embora insignificante, o coeficiente estimado das subvenções é positivo enquanto que o dos empréstimos é negativo. O termo de interacção entre crises governamentais e a APD (% do PIB) tem um efeito significativo negativo sobre o PIB real per capita. Além disso, o termo de interacção entre crises governamentais e subvenções (% do PIB) tem um efeito negativo e significativo. Assim, as crises governamentais agravam a eficácia da ajuda na ASS. Os testes de não-linearidade confirmam que cada uma das variáveis da ajuda tem um efeito não linear sobre o PIB per capita na ASS. Utilizando variáveis institucionais como variáveis de limiar, a APD (% do PIB) só é significativa quando as purgas são utilizadas como variável de limiar e tem um efeito negativo no regime superior (ou seja, com má qualidade institucional). Os empréstimos de ajuda (% do PIB) só têm um efeito significativo negativo no regime superior quando a guerrilha é utilizada como variável de limiar. No quarto capítulo, examinamos o efeito das instituições no crescimento económico numa amostra de países em desenvolvimento da ASS. O enfoque nos países em desenvolvimento da ASS visa compreender melhor como as instituições afectam o crescimento neste grupo de países, na sua maioria pobres, e reduzir quaisquer preconceitos que possam resultar da heterogeneidade da amostra. Examinamos o efeito individual de cada uma das variáveis institucionais a partir de cinco fontes diferentes. Os resulta dos das estimativas mostram que a governação, a liberdade económica, a democracia e a estabilidade política são importantes motores do desempenho económico na ASS. Individualmente, sistemas legais e direitos de propriedade, dinheiro sólido, liberdade de comércio internacional, regulamentação, controlo da corrupção, eficácia governamental, qualidade regulamentar, Estado de direito, voz e responsabilidade, lei e ordem, democracia igualitária e menor risco de ter conflitos internos e externos têm um efeito positivo significativo no PIB real per capita na ASS. Em contrapartida, a instabilidade do regime e do governo (ou seja, crises e revoluções governamentais) têm um efeito significativo negativo. Em todas as estimativas, o atraso do registo do PIB real per capita, do crescimento da população e da abertura comercial têm um efeito significativo positivo, o que apoia a hipótese de convergência condicional, a hipótese dos dividendos demográficos e a eficácia do canal de comércio.
This thesis, focuses on exploring the importance of financial development, foreign aid and institutions on the economic performance of Sub-Saharan Africa (SSA), a sub-region that remains the poorest in the world and yet still under-researched. To avoid sample heterogeneity bias, we focus on developing SSA countries. Chapter 2 examines the effect of financial development on per capita income using new and traditional indicators of financial development. The main results point to the fact that Financial Institutions Depth (FID) has a positive and significant effect in developing SSA, confirming the importance of bank-based indicators of financial development. Generally, none of the traditional indicators of financial development has a significant effect, in line with the claim in empirical literature that these do not adequately capture all the facets of financial development. The third chapter examines the link between foreign aid and economic performance in SSA. The main results show that, the effect of ODA (% of GDP) is negative but insignificant. Though insignificant, the estimated coefficient of grants is positive while that of loans is negative. The interaction term between government crises and ODA (% of GDP) has a negative significant effect on per capita real GDP. Also, the interaction term between government crises and grants (% of GDP) has a negative and significant effect. Thus, government crises worsen aid effectiveness in SSA. Non-linearity tests confirm that each of the aid variables has a non-linear effect on per capita GDP in SSA. Using institutional variables as the threshold variables, ODA (% GDP) is only significant when purges are used as the threshold variable and it has a negative effect in the upper regime (i.e. with poor institutional quality). Aid loans (% of GDP) only have a negative significant effect in the upper regime when guerrilla is used as the threshold variable. In the fourth chapter, we examine the effect of institutions on economic growth in a sample of developing Sub-Saharan African (SSA) countries. The focus on developing SSA countries is aimed at better understanding how institutions affect growth in this group of mostly poor countries and reducing any biases that may result from sample heterogeneity. We examine the individual effect of each of the institutional variables from five different sources. Estimation results show that governance, economic freedom, democracy and political stability are important drivers of economic performance in SSA. Individually, legal systems and property rights, sound money, freedom to trade internationally, regulation, control of corruption, government effectiveness, regulatory quality, rule of law, voice and accountability, law and order, egalitarian democracy and lower risk of having both internal and external conflicts have a positive significant effect on per capita real GDP in SSA. Conversely, regime and government instability (i.e., government crises and revolutions) have a negative significant effect. In all the estimations, the lag of log of per capita real GDP, population growth and trade openness have a positive singificant effect, which supports the conditional convergence hypothesis, the demographic dividend hypothesis and the effectiveness of the trade channel.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Economics
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84241
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mathias Karangwa.pdfTese de doutoramento3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID