Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84179
Título: | Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar |
Outro(s) título(s): | New educational temporalities in the construction of the school organization culture Nuevas temporalidades educativas en la construcción de la cultura de organización escolar |
Autor(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Temporalidades educacionais Cultura organizacional escolar Cultura escolar Dominação digital Educational temporalities School organizational culture School culture Digital domination Temporalidades educativas Dominación digital |
Data: | Abr-2023 |
Editora: | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
Revista: | Educação & Sociedade |
Citação: | Torres, L.L. (2023). Novas temporalidades educacionais na construção da cultura da organização escolar. Educação & Sociedade, 44, e260427. https://doi.org/10.1590/ES.260427 |
Resumo(s): | O artigo analisa os efeitos da Nova Gestão Pública e do processo de digitalização na reconfiguração da cultura das organizações escolares. A partir de três dimensões nucleares da cultura (tempo, espaço e ação), reflete-se sobre as metamorfoses culturais desenvolvidas nas organizações escolares. A discussão teórica é sustentada num modelo de análise multidimensional da cultura, que integra na sua matriz distintas faces culturais – cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Esta digressão reflexiva, apoiada metodologicamente na revisitação dos contributos teóricos que marcaram esta problemática, permitiu inferir a presença de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas pelo aumento do individualismo, e pela diminuição do sentido de pertença à organização. The article analyzes the effects of the New Public Management and the digitalization in the reconfiguration of the school organizations culture. Based on three core dimensions of culture (time, space, and action), we reflect on the cultural metamorphoses developed in school organizations. The theoretical discussion is supported by a model of multidimensional analysis of culture, which integrates different cultural aspects in its matrix – school culture, school organizational culture, and organizational culture of the school. This reflexive digression, methodologically supported by the revisiting of theoretical contributions that have marked this issue, has allowed us to infer the presence of fragmenting forms of culture, enhanced by the increase of individualism, and by the decrease of the sense of belonging to the organization. El artículo analiza los efectos de la Nueva Gestión Pública y el proceso de digitalización en la reconfiguración de la cultura de las organizaciones escolares. A partir de tres dimensiones fundamentales de la cultura (tiempo, espacio y acción), reflexionamos sobre las metamorfosis culturales desarrolladas en las organizaciones escolares. La discusión teórica se apoya en un modelo de análisis multidimensional de la cultura, que integra diferentes aspectos culturales en su matriz: cultura escolar, cultura organizacional escolar y cultura organizacional del centro. Esta digresión reflexiva, apoyada metodológicamente en la revisión de aportes teóricos que han marcado esta problemática, nos ha permitido inferir la presencia de formas fragmentadoras de cultura, potenciadas por el aumento del individualismo y por la disminución del sentido de pertenencia a la organización. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84179 |
DOI: | 10.1590/ES.260427 |
ISSN: | 1678-4626 |
Versão da editora: | https://www.scielo.br/j/es/a/5wm6Jx7smmbMhzkPPWHh79r/?lang=pt |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Educação e Sociedade PDF.pdf | 207,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons