Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84106
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.date.accessioned | 2023-04-21T14:57:28Z | - |
dc.date.available | 2023-04-21T14:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Cunha, A. C. (2013). A experimentação no caminho da educação não formal e informal. A educação física/desporto como um bom exemplo. In J. A. Palhares & A. J. Afonso (Org.). O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação, vol. 3 (pp. 1892-1897). Centro de Investigação em Educação (CIEd) - I.E. Universidade do Minho. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-27-7 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/84106 | - |
dc.description.abstract | A Educação moderna (onde se encontra a Educação Física/Desporto) está predominantemente voltada para o exterior. Na radicalidade desta afirmação encontramos a constatação de que a educação (Física/Desporto) parte do pressuposto de que precisamos adquirir todo o conhecimento – conhecimento positivo, da técnica, do experimento, da formalidade… - para que possamos conhecer, sermos competentes, críticos e inovadores. Este fato vai contra a primeira ideia da boa educação cantada pelos Gregos. A Educação como tempo livre para se dedicar ao ser interior (metáfora Socrática),para conhecer o eu interior. Esta realidade também foi apropriada pela modernidade, ao referir que só há Educação quando existe a dimensão normativa de influência política, histórica, social, mas também a dimensão axiológica que alimenta e é alimentada pelos valores e pela cultura que é muitas vezes (quase sempre) informal e não formal- tempo de verdadeira experimentação. Ora, se nosso objetivo é continuar a viver numa sociedade aberta e democrática, num mundo em que cada um de nós pode construir a sua própria experiência e orientar a sua vida pelo respeito e solidariedade para com os outros – torna-se necessário tomar consciência sobre esta primeira ideia da boa educação. A pergunta que gostaríamos de colocar é saber: Como tomar consciência desta Educação? Uma possível resposta: Pelo sentido da experimentação que encontra na Educação Informal e não formar um bom caminho – um caminho rico. A experimentação como fundamento da educação total. Este fato vai contra a ideia de experimento (a escola, o currículo como um experimento!?) típico da Educação formal moderna - de grande racionalidade técnica e burocrática. A reflexão tenta mostrar que a Educação Física é um bom exemplo do informal e não formal…próximo de uma Educação total | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação (física) não formal | por |
dc.subject | Informal | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Experimento | por |
dc.subject | Modernidade | por |
dc.title | A experimentação no caminho da educação não formal e informal. A educação física/desporto como um bom exemplo | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 1892 | por |
oaire.citationEndPage | 1897 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationVolume | III | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação. (Voll. 3) | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cunha Atas ICICSE_IIIESE_Vol III.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons