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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.date.accessioned2023-04-21T14:57:28Z-
dc.date.available2023-04-21T14:57:28Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCunha, A. C. (2013). A experimentação no caminho da educação não formal e informal. A educação física/desporto como um bom exemplo. In J. A. Palhares & A. J. Afonso (Org.). O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação, vol. 3 (pp. 1892-1897). Centro de Investigação em Educação (CIEd) - I.E. Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-989-8525-27-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84106-
dc.description.abstractA Educação moderna (onde se encontra a Educação Física/Desporto) está predominantemente voltada para o exterior. Na radicalidade desta afirmação encontramos a constatação de que a educação (Física/Desporto) parte do pressuposto de que precisamos adquirir todo o conhecimento – conhecimento positivo, da técnica, do experimento, da formalidade… - para que possamos conhecer, sermos competentes, críticos e inovadores. Este fato vai contra a primeira ideia da boa educação cantada pelos Gregos. A Educação como tempo livre para se dedicar ao ser interior (metáfora Socrática),para conhecer o eu interior. Esta realidade também foi apropriada pela modernidade, ao referir que só há Educação quando existe a dimensão normativa de influência política, histórica, social, mas também a dimensão axiológica que alimenta e é alimentada pelos valores e pela cultura que é muitas vezes (quase sempre) informal e não formal- tempo de verdadeira experimentação. Ora, se nosso objetivo é continuar a viver numa sociedade aberta e democrática, num mundo em que cada um de nós pode construir a sua própria experiência e orientar a sua vida pelo respeito e solidariedade para com os outros – torna-se necessário tomar consciência sobre esta primeira ideia da boa educação. A pergunta que gostaríamos de colocar é saber: Como tomar consciência desta Educação? Uma possível resposta: Pelo sentido da experimentação que encontra na Educação Informal e não formar um bom caminho – um caminho rico. A experimentação como fundamento da educação total. Este fato vai contra a ideia de experimento (a escola, o currículo como um experimento!?) típico da Educação formal moderna - de grande racionalidade técnica e burocrática. A reflexão tenta mostrar que a Educação Física é um bom exemplo do informal e não formal…próximo de uma Educação totalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação (física) não formalpor
dc.subjectInformalpor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectExperimentopor
dc.subjectModernidadepor
dc.titleA experimentação no caminho da educação não formal e informal. A educação física/desporto como um bom exemplopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1892por
oaire.citationEndPage1897por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationVolumeIIIpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationO não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências sociais da educação / III encontro de sociologia da educação. (Voll. 3)por
oaire.versionVoRpor
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