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https://hdl.handle.net/1822/83919
Título: | Otimização da gestão do ciclo de vida do produto em fim de série num fabricante de componentes da indústria automóvel |
Outro(s) título(s): | Optimizing end series product life cycle management in an original equipment manufacturer of the automotive industry |
Autor(es): | Alves, Renato Oliveira |
Orientador(es): | Afonso, Paulo |
Palavras-chave: | Fim de série Gestão da cadeia de abastecimento Melhoria contínua Excesso de inventários End of series Supply chain management Continuous improvement Overstock |
Data: | 4-Jan-2023 |
Resumo(s): | Este projeto de investigação foi desenvolvido na secção de Logistics Controlling, da Bosch Car
Multimedia Portugal S.A. O principal objetivo foi a otimização da gestão do ciclo de vida de um produto
em fim de série, em particular uma redefinição do processo de End of series (EOS) que permita reduzir
os custos relativos a overstock no fim da produção em série. Até ao EOS, os clientes reduziam
significativamente as quantidades encomendadas, dificultando a gestão eficaz da matéria-prima,
originando elevadas quantidades de overstock, cujo destino mais provável seria a sucata. Este processo
acarretava elevados custos para a empresa sendo que durante o ano de 2022, o valor de overstock
resultante de EOS ascendia aos 16 milhões de euros. Aplicando a metodologia investigação-ação (Action
Research), com recurso à ferramenta lean Value Stream Mapping for indirect areas (VSDiA), foi realizada
a análise crítica à situação existente, que levantou problemas relativamente à estandardização do
processo e às responsabilidades da equipa de vendas, nomeadamente no estabelecimento de tempos
de execução e responsabilidades das ações que conduzirão ao término de produtos em série. Com
este objetivo, foi desenvolvido um novo processo de EOS, descrita numa diretiva Bosch, que com o
apoio da ferramenta WorkON, estima reduzir em média 35% o valor do overstock para casos de EOS
futuros. No projeto, foram também desenvolvidas duas ferramentas para automatização de etapas do
processo, a primeira para automatização das simulações de overstock que permitiu reduzir em 100% o
tempo de execução das simulações, e a segunda para automatização da análise da liability dos
fornecedores, permitindo reduzir em 80% o tempo de execução desta tarefa. Relativamente aos 16
milhões de overstock apresentados, estes montantes foram reportados à equipa de vendas no contexto
deste projeto, sendo alcançada uma poupança de 2,2 milhões de euros até ao final do projeto, sendo
esperado mais poupança até ao fim de 2022. This research project was developed in the Logistics Control section of Bosch Car Multimedia Portugal S.A. The main objective was to optimize the lifecycle management of a series product, in particular a redefinition of the end of series (EOS) process that reduced the costs of overstock of raw material at the end of the series. Until EOS, customers significantly reduced quantities ordered, making it difficult to effectively manage the raw material, resulting in high overstock values, the most likely destination of which would be scrap. This process entailed high costs for the company that during the year 2022, the overstock value resulting from EOS amounted to 16 million euros. Applying the action research methodology, it was used a Value Stream Mapping tool for indirect areas (VSDiA) to perform an analysis of the existing situation, which raised problems related to the standardization of the process and the responsibilities of the sales team, explicitly the establishment of execution times and responsibilities that led to the termination of serial products. To this end, a new EOS process was developed, described in a Bosch directive, which with the support of the WorkON tool, estimates a reduction of 35% of the overstock value for future EOS cases. During this project, two tools were also developed for automating process steps. The first automation was done in overstock simulations that allowed reducing the execution time of simulations by 100%, and the second automation was regarding the analysis of supplier liability, which allowed reducing the execution time of this task by 80%. To reduce the 16 million overstock risk, these amounts were reported to the sales team in the context of this project, with savings of 2.2 million euros being achieved by the end of the project, with more savings expected until end of 2022. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83919 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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