Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83765

TítuloPreditores do sucesso nas políticas de organização didático-pedagógica do ensino superior: meta-avaliação dos relatórios das comissões
Outro(s) título(s)Predictors of success in the didactic-pedagogical organization of higher education: meta-evaluation of the reports of the commissions
Predictores de éxito en la organización didáctico-pedagógica de la educación superior: metaevaluación de los informes de las comisiones
Autor(es)Pereira, Cléber Augusto
Araújo, Joaquim Filipe
Machado, Maria de Lourdes
Palavras-chaveAvaliação de cursos
Ensino superior
Relatórios de avaliação
Avaliação in loco
Análise de similitude
Course evaluation
Higher education
Evaluation report
In loco assessment
Similitude analysis
Evaluación del curso
Enseñanza superior
Informes de evaluación
Evaluación en el sitio
Análisis de similitud
DataMai-2021
EditoraArizona State University
RevistaArquivos Analíticos de Políticas Educativas
CitaçãoPereira, C. A., Araújo, J. F. F. E., & Machado-Taylor, M. de L. (2021, May 3). Preditores do sucesso nas políticas de organização didático-pedagógica do ensino superior: Meta-avaliação dos relatórios das comissões. Education Policy Analysis Archives. Mary Lou Fulton Teacher College. http://doi.org/10.14507/epaa.29.5839
Resumo(s)O estudo procura identificar os preditores de sucesso nos relatórios de avaliação de cursos do Ensino Superior (ES) entre 2018-2019. Utilizou-se métodos mistos de pesquisa, combinando análises qualitativas e quantitativas aplicadas sobre o conteúdo textual. Na análise de conteúdo foram realizadas a Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados sugerem como preditores de sucesso na Organização Didático-Pedagógica as classes: componentes do processo de ensino-aprendizagem; características de excelência dos cursos; expectativas científicas na formação; os discentes e; procedimentos de Garantia da Qualidade (GQ). A formalização da GQ como elemento das avaliações pelo INEP poderia levar à melhoria do controle dos processos no ensino superior brasileiro.
The study seeks to identify the predictors of success in the evaluation reports of higher education (HE) courses between 2018-2019. Mixed-methods research was used, combining qualitative and quantitative analysis applied to textual content. In the content analysis, the Descending Hierarchical Classification, Similitude Analysis and Word Cloud were performed. The results suggest predictors of success in the Didactic-Pedagogical Organization include the following: components of the teaching-learning process, characteristics of excellence within the courses, scientific expectations in training, the students, and Quality Assurance (QA) procedures. The formalization of QA as a vital element in assessments by INEP could lead to improved processes within Brazilian higher education
El estudio busca identificar los predictores de éxito en los informes de evaluación de los cursos de Educación Superior (ES) entre 2018-2019. Se utilizó la investigación de métodos mixtos, combinando análisis cualitativos y cuantitativos aplicados al contenido textual. En el análisis de contenido, se realizaron la Clasificación jerárquica descendente, el Análisis de similitud y la Nube de palabras. Los resultados sugieren como predictores de éxito en la Organización Didáctico-Pedagógica las clases: componentes del proceso de enseñanza aprendizaje; características de excelencia de los cursos; expectativas científicas en formación; estudiantes y; procedimientos de Garantía de Calidad (GC). La formalización del GC como elemento vital en las evaluaciones por parte del INEP podría conducir a un mejor control de los procesos en la enseñanza superior brasileña.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83765
DOI10.14507/epaa.29.5839
ISSN1068-2341
Versão da editorahttps://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/5839
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CICP - Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perreira_et_al_FNL.pdf842,45 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID