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https://hdl.handle.net/1822/83626
Título: | Liderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola |
Outro(s) título(s): | Multifaceted leadership and in countercurrent to the erosion of democratic management: the action of a school director |
Autor(es): | Martins, Fernanda Macedo, Ana Paula |
Palavras-chave: | Novo modelo de gestão Gestão democrática Diretor de escola Tipo de liderança New management model Democratic management School principal Type of leadership |
Data: | 2019 |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
Revista: | Educação por Escrito |
Resumo(s): | O presente estudo parte do princípio que o atual modelo de gestão, Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, ao
atribuir centralidade ao diretor da escola não agrupada ou agrupamento de escolas pode ser um fator de erosão
da gestão democrática e, consequentemente, de fragmentação das práticas de colegialidade dos profissionais.
Para uma compreensão, no plano da ação, dessa nova realidade, recorreu-se ao método do estudo de caso e
apresentam-se dados relacionados com o perfil do diretor da escola, bem como com a liderança exercida por
esse ator no anterior e no atual modelo de gestão. Neste âmbito, as técnicas de recolha de dados consistiram no
inquérito por entrevista a diferentes atores escolares, bem como na análise de documentos de cariz oficial. Os
resultados deste estudo apontam para a existência de uma congregação de ações e lógicas afetas tanto a uma
liderança de tipo empresarial e gerencial, como a uma liderança antagonista/reivindicativa e, ainda, a uma
liderança democrática. É nesse contexto que são reveladas algumas dimensões dos diferentes tipos de liderança,
uma liderança multifacetada, rompendo com um certo mito de um tipo único de liderança exercido pelo diretor
de escola, independentemente dos grupos com quem interage, das situações imprevistas e das incertezas que
venham a surgir no quotidiano de uma escola. The present study assumes that the current management model by assigning centrality to the director of the non-grouped school or grouping of schools can be a factor in the erosion of democratic management and, consequently, in the fragmentation of professional collegiality practices. For an understanding of this new reality a case study is carried out based on the available data, related with the profile of the director of the school, as well as the leadership exercised by this actor in the previous management models and current. In this context, we emphasize, as data collection techniques, the interview survey of different school actors, as well as the analysis of official documents. The results of this study point to the existence of a congregation of actions and logics related to both empresarial leadership, as well as antagonistic/confrontation leadership, insofar as the director seeks to have the voice of the ministry of education decisions affecting the school.It is in this context that some dimensions of the different types of leadership are revealed, a multifaceted leadership, breaking with a certain myth of a unique type of leadership, regardless of the groups that interact, the unforeseen situations and the uncertainties in the daily life of a school. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83626 |
DOI: | 10.15448/2179-8435.2019.1.31659 |
ISSN: | 2179-8435 |
e-ISSN: | 2179-8435 |
Versão da editora: | https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31659/19442 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Liderança multifacetada e em contracorrente.pdf | 397,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |