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https://hdl.handle.net/1822/83620
Título: | Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação |
Outro(s) título(s): | Adaptive mobile platforms for evaluation systems |
Autor(es): | Nogueira, Diogo Emanuel da Silva |
Orientador(es): | Belo, Orlando |
Palavras-chave: | Plataformas móveis Sistemas de avaliação de conhecimento Mobile learning Sistemas de interação Mineração de dados Dashboards Profiling Mobile plataforms Knowledge assessment systems Interaction systems Data mining |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | As Plataformas Móveis estão cada mais enraizadas no nosso quotidiano. O conforto de escolher onde
usar e a facilidade de as utilizar em qualquer lugar criam formas de informação e comunicação para as
mais diversas áreas, facilitando assim num grande conjunto de tarefas. Para algumas destas áreas, a
disponibilização de uma Plataforma Móvel pode ser a chave para o sucesso dos objetivos pretendidos, oferecendo
ao utilizador uma experiência completamente inovadora face aos métodos mais convencionais.
A área do ensino encaixa perfeitamente nestes moldes, tendo em conta que o uso destas plataformas
pode aumentar o envolvimento dos alunos nos seus deveres, através da projeção simples e intuitiva
dos vários exercícios e ferramentas adequadas que fomentem os seus conhecimentos e aprendizagem,
ajudando-os a alcançar melhores resultados.
Tendo isso em consideração, neste trabalho de dissertação, desenvolveu-se, numa primeira etapa,
uma fundamentação teórica relativamente ao uso de Plataformas Móveis e a sua evolução ao longo dos
anos, abordando-se com isso uma perspetiva totalmente voltada para a área do ensino. Numa segunda
fase, foram detalhados e analisados os diferentes tipos de Plataformas Móveis que atualmente imperam
no mercado dos smartphones, bem como alguns exemplos de plataformas especialmente criadas para
servirem como Sistemas de Aprendizagem. Numa última etapa, com a escolha do tipo de plataforma
a desenvolver para a dissertação, idealizou-se e implementou-se um sistema de interação adaptativo
para suporte a processos de aferição do conhecimento de estudantes ao longo do tempo, em domínios
específicos. Mobile Platforms are increasingly rooted in our daily lives. The comfort of choosing where to use and the ease of using them anywhere create forms of information and communication for the most diverse areas, facilitating a wide range of tasks. For some of these areas, a good Mobile Platform can be the key to the success of the intended objectives, offering the user a completely innovative experience compared to the most conventional methods. The Education area fits perfectly in these contexts, considering that the use of these platforms can increase the involvement of students in their duties, through the simple and intuitive projection of the various exercises and appropriate tools that foster their knowledge and learning, helping them achieve better results. Thinking about that, in this dissertation work, a theoretical foundation was developed in a first step regarding the use of Mobile Platforms and its evolution over the years, approaching with this a perspective totally focused on the area of Education. In a second phase, the different types of Mobile Platforms that currently prevail in the smartphones market were detailed and analyzed, as well as some examples of platforms specially created to serve as Learning Systems. In a last step, with the choice of the type of platform to be developed for the dissertation, an adaptive interaction system was conceived and implemented to support the processes of measuring the knowledge of students over time, in specific domains. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83620 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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