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TítuloPerceções dos consumidores domésticos acerca das faturas de água
Outro(s) título(s)Residential users' perceptions on water bills
Autor(es)Sá, Patrícia Moura e
Martins, Rita
Palavras-chaveÁgua
Faturas
Gestão da procura
Perceções
Consumidores domésticos
Water
Invoices
Demand management
Perceptions
Domestic consumers
Data2015
EditoraImprensa da Universidade de Coimbra
RevistaNotas Económicas (NE)
Resumo(s)Face à importância das faturas na comunicação de informação sobre preços e quantidades consumidas, como reconhecido pelos reguladores, seria desejável que os consumidores compreendessem os sinais preço e outra informação relevante aí transmitidos. Para tal, as faturas devem comunicar de forma clara como são determinados os valores a pagar, as consequências financeiras de consumir mais ou menos, a adequação dos padrões de consumo e a relevância de consumos parcimoniosos. Assente na realização de focus groups, este artigo investiga as principais razões que explicam o elevado desconhecimento dos consumidores domésticos relativamente às suas contas de água e faz um conjunto de recomendações para a melhoria do documento fatura. De entre estas, a eliminação de tecnicismos, a valorização da inclusão de um referencial de consumo e uma melhor explicitação da relação entre consumo e encargos suportados merecem destaque. Estes elementos afiguram-se essenciais para ultrapassar os problemas de desconfiança e desinteresse identificados e dotar as políticas preço e não preço de eficácia na moderação dos consumos.
Given the importance of invoices in communicating information on prices and quantities consumed, as acknowledged by regulators, it would be of great importance that consumers could look at invoices and understand price signals and other relevant information. Invoices should clearly give the explanation of the amount to be paid and communicate the financial consequences of consuming more or less, the adequacy of consumption patterns and the relevance of parsimonious water consumption. Based on data collected by means of focus group interviews, the current paper investigates reasons that might be behind the low level of knowledge of domestic consumers regarding their water invoices and makes some recommendations to improve this billing document. Among such improvement opportunities are: removing some unnecessary technical jargon, including a benchmark to assess the level of individual consumption and better clarifying the link between consumption level and amount paid. Adopting such suggestions seems to be essential to overcome part of the distrust and apathy problems identified and to foster the effectiveness of price and non-price policies in promoting parsimonious consumption behaviours.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83462
DOI10.14195/2183-203X_42_2
ISSN0872-4733
e-ISSN2183-203X
Versão da editorahttps://impactum-journals.uc.pt/notaseconomicas/article/view/2183-203X_42_2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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