Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83450

TítuloA literacia financeira e a intenção empreendedora de estudantes de engenharia
Outro(s) título(s)The financial literacy and the entrepreneurship intention of engineering students
Autor(es)Bertachini, Ana Flávia
Orientador(es)Vieira, Filipa D.
Rodrigues, Cristina Maria Santos
Palavras-chaveEmpreendedorismo
Intenção empreendedora
Literacia financeira
Universidade do Minho
Entrepreneurship
Entrepreneurial intention
Financial literacy
University of Minho
Data2022
Resumo(s)O empreendedorismo é um elemento central na criação de empregos e no crescimento económico. Para tal, o empreendedor deve saber, além de criar o seu próprio negócio, mantê-lo e obter retornos positivos dos seus investimentos. Um indivíduo com um nível de literacia financeira mais elevado tem uma maior tendência para a criação e sucesso de um novo negócio. No entanto, a maioria dos empreendedores não tem conhecimentos financeiros adequados para que o negócio possa facilmente enfrentar dificuldades financeiras. Apesar de os estudantes de Engenharia da Universidade do Minho revelarem positiva intenção empreendedora, os estudantes de cursos com maior conhecimento financeiro, como Economia, possuem uma maior intenção empreendedora, pois a nível do conhecimento técnico, os estudantes de Economia estão mais familiarizados com conteúdos financeiros e de carácter estratégico de negócio. Sendo a literacia financeira um elemento importante no sucesso, há falta de estudos que liguem os dois temas. Nesse sentido a esta dissertação pretende contribuir para a discussão da relevância da literacia financeira na intenção empreendedora dos estudantes de engenharia. Pretende averiguar-se a ligação entre a intenção empreendedora e o nível de conhecimento financeiro de estudantes de Engenharia na Universidade do Minho. A implementação do questionário, designado por Intenção Empreendedora & Literacia Financeira 2022, junto de estudantes da Escola de Engenharia da Universidade do Minho resultou numa amostra final de 71 respostas válidas. Relativamente aos resultados preliminares obtidos, a intenção empreendedora poderá depender da predisposição e da atitude empreendedora dos estudantes. Não se identificaram relações de dependência entre a intenção empreendedora e a família empreendedora ou o género dos estudantes. Para a literacia financeira identificaram-se relações de dependência com a predisposição empreendedora, a influência da família, a atitude empreendedora e o uso de Cartões como produto financeiro. Por fim, não foram detectadas relações de dependência entre a intenção empreendedora e o nível de literacia financeira.
Entrepreneurship is a central element in job creation and economic growth. To this end, the entrepreneur must know, in addition to creating his own business, to maintain it and obtain positive returns on his investments. An individual with a higher level of financial literacy is more likely to create and succeed in a new business. However, most entrepreneurs do not have adequate financial knowledge so that the business can easily face financial difficulties. Although Engineering students at the University of Minho reveal a positive entrepreneurial intention, students from courses with greater financial knowledge, such as Economics, have a greater entrepreneurial intention, since in terms of technical knowledge, Economics students are more familiar with financial content. and of a strategic business nature. As financial literacy is an important element in success, there is a lack of studies that link the two subjects. In this sense, this dissertation intends to contribute to the discussion of the relevance of financial literacy in the entrepreneurial intention of engineering students. The aim is to investigate the link between entrepreneurial intention and the level of financial knowledge of engineering students at the University of Minho. The implementation of the questionnaire, called Entrepreneurial Intention & Financial Literacy 2022, with students from the School of Engineering of the University of Minho resulted in a final sample of 71 valid responses. Regarding the preliminary results obtained, the entrepreneurial intention may depend on the predisposition and entrepreneurial attitude of the students. Dependency relationships between entrepreneurial intention and entrepreneurial family or the gender of students were not identified. For financial literacy, dependency relationships were identified with entrepreneurial predisposition, family influence, entrepreneurial attitude, and the use of Cards as a financial product. Finally, dependency relationships between entrepreneurial intention and financial literacy level were not detected.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83450
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diss_AnaBertachini_Final_Dezembro.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID