Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83380

TítuloCompetência emocional do enfermeiro do Serviço de Urgência no cuidado à pessoa em situação crítica
Outro(s) título(s)Emotional competence of the Emergency Department nurse in the care of the person in critical situation
Autor(es)Amorim, Carla Cristina Maiato
Orientador(es)Macedo, Ana Paula
Palavras-chaveCompetência emocional
Enfermeiro
Serviço de Urgência
Pessoa em situação crítica
Emotional competence
Nurses
Emergency Department
Person in critical situation
Data2-Mar-2023
Resumo(s)O cuidar da pessoa em situação crítica requer o desenvolvimento de competências especializadas face à complexidade das situações que emergem. Os enfermeiros do serviço de urgência trabalham em ambientes complexos e geradores de elevados níveis de stress, e, é lhes exigido uma articulação de conhecimentos técnicos específicos assim como de competências emocionais essenciais, de forma a poderem tomar decisões de elevada complexidade em tempo útil. Neste âmbito, as suas capacidades emocionais tornam-se de capital importância para enfrentar essas situações complexas, na medida em que capacitam emocionalmente os enfermeiros contribuindo para uma oferta de cuidados de saúde seguros e com qualidade à pessoa em situação crítica. O presente estudo pretende compreender a importância da competência emocional no desempenho profissional dos enfermeiros do serviço de urgência, na tentativa de desocultar as competências que são consideradas essenciais à prestação de cuidados à pessoa em situação crítica. Desenvolveu-se um estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa, recorrendo-se à metodologia focus group. Foi realizada uma sessão com seis enfermeiros que exercem funções num serviço de urgência num hospital da região norte de Portugal. A sessão focus group foi gravada e os dados imediatamente transcritos na integra. Após tratamento e análise de dados, segundo os pressupostos de Bardin, afloraram cinco categorias: Conduta emocionalmente competente; Relação entre competências técnica e emocional; Desempenho profissional; Desenvolvimento de Competências e Perfil Emocional em Enfermagem de Urgência. Os resultados do estudo demonstram que a gestão de emoções, as relações interpessoais, a empatia, capacidade de adaptação e resiliência são fatores inerentes ao enfermeiro emocionalmente competente, sendo que, a motivação e a forma como o serviço se encontra organizado influenciam o desempenho dos profissionais. A carência de formação e de ferramentas disponibilizadas pelas instituições, assim como a falta de apoio da gestão intermédia, são identificadas pelos participantes como limitadores no desenvolvimento emocional e profissional. Como estratégias comportamentais na abordagem à pessoa em situação crítica, os enfermeiros utilizam a partilha de emoções entre pares, reforçando a necessidade de existirem momentos de partilha para que se debatam as situações vivenciadas. Conclui-se que a implementação de programas de debriefing em equipa e a formação no domínio emocional aos profissionais, podem contribuir para maximizar o desempenho profissional, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos profissionais que trabalham num serviço de urgência e, consequentemente, a qualidade dos cuidados prestados e satisfação laboral.
Caring for the person in a critical situation requires the development of specialized skills in view of the complexity of the situations that emerge. Emergency Department nurses work in complex environments that generate high levels of stress, and they are required to articulate specific technical knowledge as well as essential emotional skills, in order to be able to make highly complex decisions in an adequate time. In this context, their emotional capacities become of paramount importance to face these complex situations, as they promote the management of emotions and contribute to an offer of safe and quality health care to the person in critical situation. The present study intends to understand the importance of emotional competence in the professional performance of Emergency Department nurses, in an attempt to uncover the competences that are considered essential for the provision of care to the person in a critical situation. In order to respond to the proposed objective, an exploratory and descriptive study of qualitative nature was developed. For this, and using the focus group methodology, was carried out a session with six nurses who work in an Emergency Department in a hospital in the northern region of Portugal. The focus group session was recorded and the data immediately transcribed in full. After data processing and analysis according to Bardin's assumptions, five categories emerged: Emotionally Competent conduct; Relationship between technical and emotional skills; Professional performance; Development of Skills and Emotional Profile in Emergency Nursing. The results of the study showed that the management of emotions, interpersonal relationships, empathy, adaptability and resilience are factors inherent to the emotionally competent nurse, so that motivation and the way in which the service is organized, influences the performance of professionals. They also identify the lack of training and tools provided by the institutions, as well as the lack of support from middle management, as constraints on emotional and professional development. As behavioral strategies in approaching the person in a critical situation, they use the sharing of emotions between peers, emotional self-control. It is concluded that the implementation of team debriefing programs and emotional domain training for professionals, could contribute to maximizing professional performance, in order to improve the quality of life for professionals working in an emergency service and, consequently, the quality of care provided and job satisfaction.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83380
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

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