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https://hdl.handle.net/1822/83374
Título: | “Save the Shame!”: um jogo como proposta no desenvolvimento do conhecimento sobre Suporte Avançado de Vida |
Autor(es): | Ribeiro, Sara Santos |
Orientador(es): | Macedo, Ana Paula |
Palavras-chave: | Suporte Avançado de Vida Gamificação Educação Cuidados de saúde Advanced Life Support Gamification Educations Healthcare |
Data: | 28-Fev-2023 |
Resumo(s): | A sinergia entre espaços da organização hospitalar é uma potencialidade que emerge na itinerância
de elementos operacionais. O conhecimento circula em cada indivíduo, que o absorve em cada
contexto e o transporta para outros, deixando contributos à sua passagem. O seguinte relatório
desenvolve-se no contexto de estágio, no âmbito do Mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação
Crítica, da Universidade do Minho. Relata a experiência no âmbito da aquisição das competências de
enfermeiro especialista da pessoa em situação crítica, como também, apresenta o resultado de um
trabalho de investigação desenvolvido em contexto clínico. O problema de investigação surge da
preocupação com a perda de conhecimento que acontece nos espaços entre a formação e a prática
de Suporte Avançado de Vida no contexto de Medicina Intensiva, onde esses momentos são na sua
maioria evitados, cumprindo-se o objetivo de uma monitorização eficaz. A gamificação é aqui
apresentada como uma estratégia direcionada à manutenção de conhecimentos, planeando-se deste
modo o desenvolvimento de um jogo chamado “Save the Shame!”, do qual se pretende avaliar o
impacto. O objetivo principal deste estudo é a avaliação do impacto do jogo “Save the Shame!”, no
conhecimento em Suporte Avançado de Vida, de Enfermeiros e Médicos, em contexto de Medicina
Intensiva. Como objetivos específicos incluem-se ainda, i) sistematizar a evidência sobre a
gamificação, a partir de uma revisão narrativa; ii) construir e validar o conteúdo do jogo “Save the
Shame!”; iii) validar um teste de conhecimentos em SAV que servirá como instrumento de recolha de
dados. Neste estudo as competências definidas para o enfermeiro especialista, segundo a Ordem dos
Enfermeiros, materializam-se. É nossa expectativa contribuir desta parte com resultados de um
trabalho de investigação que devolve à globalidade da organização, respostas e ferramentas para a
sua transformação. Conclui-se que o jogo “Save the Shame!”, desenvolvido e validado neste estudo,
apresenta-se como uma nova estratégia para o desenvolvimento de conhecimentos em Suporte
Avançado de Vida de Enfermeiros e Médicos, no contexto de Medicina Intensiva. The synergy between spaces of the hospital organization is a potentiality that emerges in the roaming of operational elements. Knowledge circulates in each individual, who absorbs it in each context and transports it to others, leaving contributions in its wake. The following report is developed in the context of an internship, within the scope of the Masters in Nursing for Persons in Critical Situation, at the University of Minho. It reports the experience in the scope of the acquisition of specialist nurse skills of the person in a critical situation, as well as presents the result of a research work carried out in a clinical context. The research problem arises from the concern with the loss of knowledge that occurs in the spaces between the training and the practice of Advanced Life Support in the context of Intensive Medicine, where these moments are mostly avoided, fulfilling the objective of monitoring effective. Gamification is presented here as a strategy aimed at maintaining knowledge, thus planning the development of a game called “Save the Shame!”, whose impact is intended to be evaluated. The main objective of this study is the evaluation of the impact of the game “Save the Shame!”, in the knowledge in Advanced Life Support, of Nurses and Doctors, in the context of Intensive Medicine. Specific objectives include: i) systematizing the evidence on gamification, based on a narrative review; ii) build and validate the game content “Save the Shame!”; iii) validate a knowledge test in VSS that will serve as a data collection instrument. In this study, the competencies defined for the specialist nurse, according to the Ordem dos Enfermeiros, materialize. It is our expectation to contribute in this part with the results of a research work that gives answers and tools for its transformation to the organization as a whole. It is concluded that the game “Save the Shame!”, developed and validated in this study, presents itself as a new strategy for the development of knowledge in Advanced Life Support for Nurses and Doctors, in the context of Intensive Care. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83374 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations |
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