Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/83331
Título: | Apropriação de práticas de numeramento na EJA/Proeja em comunidades quilombolas do estado Amapá - Brasil: a etnomatemática como possibilidade de ensino |
Autor(es): | Silva, Romaro Antonio |
Orientador(es): | Palhares, Pedro Mattos, José Roberto Linhares de |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Comunidades quilombolas Etnomatemática Numeramento Youth and Adult Education Quilombola Communities Ethnomathematics Numeracy |
Data: | 26-Jan-2023 |
Resumo(s): | A Etnomatemática e a educação de jovens e adultos são os dois grandes temas que sustentam
este trabalho, alicerçados à necessidade de uma valorização cultural de comunidades remanescentes de
quilombos no Brasil, especialmente para um ensino da matemática que possa valorizar o cotidiano de
jovens e adultos e, seus conceitos que são utilizados no dia a dia, também possam ser incorporados para
o fazer matemático em sala de aula. Assim, buscou-se apresentar a diversidade cultural presente em três
das cento e cinquenta comunidades quilombolas do estado do Amapá, Brasil, em prol de uma equidade
para a aprendizagem da matemática em sala de aula por jovens e adultos quilombolas.
Inicialmente, a partir de visitas, aplicações de questionários, entrevistas e atividades de
observação, foi possível compreender o modo de vida e as principais atividades de jovens e adultos
quilombolas da região, com isso, criar conexões com o ensino da matemática e, ao mesmo tempo, trazer
reflexões sobre como os professores que atuam com alunos na modalidade EJA e PROEJA incorporam e,
se incorporam, essa realidade para o ensino da matemática.
A partir da análise desses eventos, identificou-se práticas de numeramento mobilizadas pelos
sujeitos em suas crenças, modo de vida, modo de fazer e nas suas necessidades de sobrevivência em
seus padrões de comportamento e representações, ideia que também é sustentada nas perceções de
Paulo Freire, Gerdes, Ubiratan D’Ambrosio, Fonseca, Palhares e Mattos.
Espera-se com este estudo contribuir com uma educação contextualizada e que valorize os mais
diferentes saberes matemáticos e grupos sociais, quer em nível local ou global. Espera-se ainda, contribuir
com novas pesquisas que estejam concentradas em analisar a educação de jovens e adultos, as
comunidades quilombolas, as práticas de numeramento e as relações com a Etnomatemática no campo
da Educação Matemática. Ethnomathematics and the education of young people and adults are the two main themes that support this work, based on the need for a cultural appreciation of the remaining quilombo communities in Brazil, especially for a teaching of mathematics that can value the daily lives of young people and adults and, its concepts that are used in everyday life, can also be incorporated to do math in the classroom. Thus, we sought to present the cultural diversity present in three of the one hundred and fifty quilombola communities in the state of Amapá, Brazil, in favor of an equity for the learning of mathematics in the classroom by quilombola youth and adults. Initially, from visits, applications of questionnaires, interviews and observation activities, it was possible to understand the way of life and the main activities of quilombola youth and adults in the region, thus creating connections with the teaching of mathematics and, at the same time, time, bring reflections on how teachers who work with students in the EJA and PROEJA modality incorporate and, if they incorporate, this reality for the teaching of mathematics. From the analysis of these events, we identified numeracy practices mobilized by the subjects in their beliefs, way of life, way of doing and in their survival needs in their patterns of behavior and representations, an idea that is also supported in the perceptions of Paulo Freire, Gerdes, Ubiratan D'Ambrosio, Fonseca, Palhares and Mattos. We hope with this study to contribute to a contextualized education that values the most different mathematical knowledge and social groups, whether at a local or global level, we also hope to contribute with new research that is focused on analyzing the education of young people and adults, the quilombola communities, numeracy practices and relations with Ethnomathematics in the field of Mathematics Education. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Educação Matemática) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83331 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Romaro Antonio Silva.pdf | Tese de doutoramento | 6,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons