Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/83249
Título: | O uso da tecnologia educativa e de metodologias ativas para melhorar a aprendizagem em turmas de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá |
Outro(s) título(s): | The use of educational technology and active methodologies to improve learning in higher education classes at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá State |
Autor(es): | Magalhães, Rudá Tavares |
Orientador(es): | Ramos, Altina |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Recursos digitais TIC Ensino Superior Ensino de matemática Active methodologies Digital resources ICT University education Teaching math |
Data: | 19-Dez-2022 |
Resumo(s): | Esta investigação teve como objeto de estudo a combinação de duas formas de metodologias
ativas: Sala de aula invertida e Aprendizagem baseada em problemas, com o apoio de tecnologias
educativas, no caso Plataforma Khanacademy, Youtube, Google formulários, Geogebra, Pixton,
WhatsApp. No procedimento de investigação dividimos as ações da aula em três momentos: antes da
aula, durante a aula e após a aula. Nosso estudo tem como sujeitos de pesquisa 89 alunos do ensino
superior, nas turmas de Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.
Essa investigação é de natureza qualitativa, em particular Estudo de Caso coletivo e
observacional. Consideramos ainda nossa pesquisa como Pesquisa Social O quadro teórico e
metodológico deste estudo fundamenta-se numa revisão sistemática da literatura. Foram utilizadas
diferentes técnicas de coleta de dados, predominantemente qualitativos: grupo focal, relatórios semanais
dos estudantes, trabalhos por eles apresentados, diário de bordo do investigador, questionário e
conversas livres com os estudantes de forma presencial e online. A análise foi feita através da análise
temática.
Os resultados do presente estudo evidenciam que que a utilização de metodologias ativas
aliadas às tecnologias educativas, de forma híbrida, se mostrou adequadas para melhorar a
aprendizagem nas turmas de ensino superior referidas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do
Amapá. Concluímos que fazer uso de tecnologia e metodologias ativas com as arquiteturas pedagógicas
adotadas, permite que os alunos se desenvolvam mais integralmente, desenvolvendo autonomia,
respeitando seu próprio ritmo de aprendizagem, se sentindo mais seguros, confiantes e preparados para
as exigências que as profissões por eles abraçadas exigem. This investigation had as object of study, the combination of two forms of active methodologies: Inverted classroom and Problem-based Learning, with the support of educational technologies Khanacademy Platform, Youtube, Google Forms, Geogebra, Pixton, WhatsApp. In the investigation procedure, we divided the class actions into 3 moments: before class, during class and after class. Our study has as its object of research, 89 higher education students, in the Food Technology, Degree in Physics and Degree in Mathematics classes. The epistemological context that supports this investigation is qualitative in nature, we classify our method as experimental, we still consider our research as Social Research, our study, in addition to exploratory, will be monographic and we classify our study as a collective and observational Case Study. The theoretical and methodological framework of this study is based on a systematic literature review. Different data collection techniques were used, predominantly qualitative. The analysis was carried out through thematic analysis. The results of this study show that the use of active methodologies combined with educational technologies, in a hybrid way, proved to be adequate to improve learning in higher education classes at the Federal Institute of Science and Technology of Amapá. We conclude that making use of technology and active methodologies with the pedagogical architectures adopted allows students to develop more fully, developing autonomy, respecting their own learning pace, feeling more secure, confident and prepared for the demands of their professions. hugged demand. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências de Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83249 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rudá Tavares Magalhães.pdf | Tese de doutoramento | 3,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons