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https://hdl.handle.net/1822/83115
Título: | Retornos salariais e competências sociais |
Outro(s) título(s): | Wage returns and social skills |
Autor(es): | Eiriz , Jéssica Marina Fernandes |
Orientador(es): | Cerejeira, João Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de |
Palavras-chave: | Competências Competências sociais Salários Skills Competencies Social skills Wages |
Data: | 18-Jan-2023 |
Resumo(s): | Fenómenos relacionados com mudanças tecnológicas e automação têm marcado o mercado de trabalho
nas últimas décadas. Estes acarretam desafios para os trabalhadores no que concerne, principalmente, aos
salários e ao emprego. Destacam-se dois efeitos da automação: por um lado, há situações em que as máquinas
substituem os seres humanos nas suas tarefas rotineiras, levando ao desemprego dos mesmos, já no caso das
tarefas não rotineiras, a tecnologia pode complementar os trabalhadores nas suas ocupações, o que provoca um
aumento nos seus retornos.
As ocupações intensivas em tarefas não rotineiras envolvem conhecimento tácito, algo que é intrínseco ao
ser humano, e que está fora do alcance das máquinas. As competências sociais estão assim pouco ameaçadas
pela automação. Uma crescente literatura nesta matéria realça que o mercado de trabalho está a valorizar e a
recompensar cada vez mais este tipo de competências (Deming, 2017a). Esta procura crescente por parte dos
empregadores por competências sociais justifica os salários mais elevados dos trabalhadores que as possuem.
O objetivo deste estudo é estimar os retornos salariais das competências sociais, usando dados do ESS
(European Social Survey), especificamente do ano 2018, para Portugal. Além disso, é também pretendido fazer
uma análise de comparação com a Áustria e a Letónia, dois países europeus que têm salários superiores e
inferiores, respetivamente, aos de Portugal. Para isso, num primeiro momento, foram identificados índices de
competências sociais. Posteriormente, estas análises foram realizadas através do método dos mínimos
quadrados.
Recorrendo à Análise de Componentes Principais, foram agrupadas variáveis de forma a criar índices de
competências sociais. Deste método surgiram três índices: os valores, as competências de gestão e os
contactos, que representam a interação social e as redes de contactos do indivíduo. Também correspondente às
competências sociais estão associadas duas variáveis, as notícias e os cursos. A primeira demonstra a
curiosidade do indivíduo, enquanto a variável dos cursos representa a disponibilidade em aprender e investir em
formação extra, que contribui para aumentar os conhecimentos e competências, para posteriormente serem
usadas em contexto de trabalho.
Os retornos salariais das competências sociais em estudo variam consoante o mercado de trabalho
analisado. Para Portugal, concluiu-se que as competências que estão associadas aos valores, à gestão, aos
contactos e aos cursos, afetam de forma positiva o salário do indivíduo. No mercado de trabalho austríaco, os
valores, as competências de gestão, as notícias e os cursos levam a maiores retornos salariais para os
indivíduos. Já na Letónia, apenas competências relacionadas com a gestão e com os cursos realizados, têm
impacto no salário líquido mensal. Phenomena related to technological changes and automation have marked the job market in the last decades. These pose challenges for workers with regard, mainly, to wages and employment. There are two opposing sides to the effects of automation. Machines replace human beings in their routine tasks, leading to their unemployment. In the case of non-routine tasks, technology complements workers in their occupations, which causes an increase in their returns. Intensive occupations in non-routine tasks involve tacit knowledge, something that is intrinsic to the human being, and that is beyond the reach of machines. Social skills are one of the examples that is not threatened by automation. A growing literature on this subject highlight that the labor market is increasingly valuing and rewarding this type of skills (Deming, 2017a). This growing demand by employers for social skills causes increases in the wages of workers who possess them. The objective of this study is to estimate the wage returns of social skills, using data obtained through an ESS survey, specifically from the year 2018, for Portugal. In addition, it is also intended to make a comparative analysis with Austria and Latvia, two European countries that have higher and lower wages, respectively, than Portugal. These analyzes were performed using the ordinary least squares method. Using Principal Component Analysis, variables were grouped to create indexes of social skills. Three indexes emerged from this method: values, management skills and contacts, which represent the individual's social interaction and contact networks. Also related to social skills, two variables are associated, news and courses. The first demonstrates the individual's curiosity, while the course variable represents the willingness to learn and invest in extra training, which contributes to increasing knowledge and skills to later be used in their job. The returns to the soft skills under study vary depending on the analyzed labor market. For Portugal, it was concluded that the skills that are associated with values, management, contacts and courses, positively affect the individual's wage. In the Austrian labor market, values, management skills, news and courses all show returns in the income of individuals. In Latvia, only skills related to management and courses taken have an impact on monthly net income. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83115 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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