Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/83049
Título: | Cerâmica tradicional e fabricação aditiva em cerâmica: estudo da tradição e contemporaneidade no design cerâmico |
Autor(es): | Pinto, Ana Filipa Nunes |
Orientador(es): | Figueiredo, Bruno |
Palavras-chave: | Fabricação aditiva Cerâmica Design de produto Impressão 3D em cerâmica Additive manufacturing Ceramics Product design Ceramic 3D Printing |
Data: | 27-Jan-2023 |
Resumo(s): | A fabricação aditiva é um processo de manufatura que consiste na sucessiva adição de
camadas de material através de máquinas controladas por computador, comumente
denominadas de impressoras 3D. A fabricação aditiva tem despertado interesse na área do
design pela sua capacidade de definição de texturas e formas complexas se comparada com
outros métodos de manufatura artesanais e industriais, bem como pela possibilidade de
personalização. Nas últimas décadas, a evolução dos processos de design tem prestado atenção
à integração de tecnologias digitais pelos efeitos artísticos e visuais que estas permitem, além de
outros benefícios associados à cerâmica e ao desenho. A arte e o design contemporâneos
podem incorporar a essência do design tradicional assim como também integrar novos
processos técnicos. Pretende-se com este trabalho identificar diferenças e similitudes entre os
processos manuais e tradicionais cerâmicos com outros processos emergentes. É esperado
retratar o impacto das novas tecnologias digitais no design na área da cerâmica e quais as
vantagens e/ou desvantagens associadas a diferentes tipos de utilizadores. Additive manufacturing is a manufacturing process that consists of successively adding layers of material through computer-controlled machines, commonly called 3D printers. Additive manufacturing has aroused interest in the design field due to its ability to define complex textures and shapes compared to other artisanal and industrial manufacturing methods, as well as the possibility of customization. In recent decades, the evolution of design processes has paid attention to the integration of digital technologies for the artistic and visual effects they allow, in addition to other benefits associated with ceramics and design. Contemporary art and design can embody the essence of traditional design as well as integrate new technical processes. The aim of this work is to identify differences and similarities between manual and traditional ceramic processes with other emerging processes. It is expected to portray the impact of new digital technologies on design in the field of ceramics and what are the advantages and/or disadvantages associated with different types of users. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83049 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Filipa Nunes Pinto.pdf | 4,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons