Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82982

TítuloRetalho alimentar em Portugal: concorrência e crescimento
Autor(es)Babo, Diogo Manuel Nunes
Orientador(es)Barbosa, Natália
Palavras-chaveConcorrência
Densidade populacional
Índice de concentração
Retalho alimentar
Taxa de crescimento
Compeetition
Population density
Concentration index
Food retail
Growth rate
Data25-Jan-2023
Resumo(s)O presente estudo tem como objetivo caracterizar o setor do retalho alimentar em Portugal Continental. Deste modo, foi analisada a evolução do índice de concentração no período compreendido entre os anos de 2013 e 2020. Além disso, tentou-se verificar se existe alguma relação entre a concorrência e o crescimento. Para o efeito, foram recolhidos dados da Orbis Europa, para uma amostra de 6 390 empresas de retalho alimentar em Portugal Continental. Apesar da vasta literatura sobre o tema, não existe evidência empírica para o contexto português com uma amostra tão alargada de empresas. Os resultados obtidos neste trabalho demonstraram que o setor do retalho alimentar em Portugal, apesar de ter um índice de concentração elevado, tem apresentado um decréscimo contínuo ao longo dos anos analisados. Do mesmo modo, foi possível aferir que o número dos concelhos com maior índice de concentração tem vindo a diminuir ao longo dos anos e que o número dos concelhos com menor índice, pelo contrário, tem vindo a aumentar. Ao relacionarmos o índice de concentração com os tipos de mercados / concelhos (litoral vs. interior, alta vs. baixa densidade populacional, áreas metropolitanas vs. restantes concelhos), verificou-se que existem diferenças ao nível da concorrência e que as empresas tendem a situar-se em zonas com alta densidade populacional. Por último, relacionámos a concorrência com o crescimento e chegámos à conclusão de que existe relação entre ambos, e que quanto maior for o índice de concentração, menor é a taxa de crescimento.
This study aims to characterise the food retail sector in Mainland Portugal. Thus, the evolution of the concentration index in the period between the years 2013 and 2020 was analysed. Furthermore, we tried to verify if there is any relationship between competition and growth. For that purpose, data was collected from Orbis Europe, for a sample of 6,390 food retail companies in Mainland Portugal. Despite the vast literature on the topic, there is no empirical evidence for the Portuguese context with such a large sample of firms. The results obtained in this study showed that the food retail sector in Portugal, despite having a high concentration index, has shown a continuous decrease over the years analysed. Similarly, it was possible to see that the number of municipalities with the highest concentration index has been decreasing over the years and that the number of municipalities with the lowest index, on the contrary, has been increasing. When relating the concentration index to the types of market / municipality (coastal vs. inland, high vs. low population density, metropolitan areas vs. other municipalities), we found that there are differences in the level of competition and that companies tend to be located in areas with high population density. Finally, we related competition with growth and concluded that there is a relationship between both, and that the higher the concentration index, the lower the growth rate.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82982
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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