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TítuloCaminhos para a internacionalização num mercado emergente: o caso de uma PME
Autor(es)Ribeiro, Johanna Martins
Orientador(es)Sousa, Jorge Alves Pereira Cerdeira
Guimarães, Maria Helena
Palavras-chaveInternacionalização
Pequenas e Médias Empresas
Mercados emergentes
Exportação
Motivações
Barreiras
Internationalisation
Small and Medium Enterprises
Emerging markets
Export
Motivations
Barriers
Data24-Jan-2023
Resumo(s)Com o fenómeno da globalização, as pequenas e médias empresas tornaram-se em grandes agentes dinamizadores do comércio internacional. Para fazer face à saturação dos mercados desenvolvidos, as economias emergentes surgem como uma possibilidade para as empresas que procuram expandir-se além-fronteiras, oferecendo várias oportunidades, mas implicando várias barreiras. Neste contexto, este relatório pretende dar uma descrição geral do estágio curricular desenvolvido numa empresa que apoia a internacionalização das organizações, a Market Access, com o objetivo principal de elaborar um estudo de caso sobre o processo de internacionalização de uma pequena e média empresa do setor da papelaria e de artigos para escritório para um mercado emergente. Este estudo visa a análise das motivações, do modo de entrada selecionado e das principais barreiras enfrentadas ao longo da abordagem ao mercado. A metodologia utilizada é de base qualitativa, com recurso à análise documental e a duas entrevistas semiestruturadas para a obtenção de informação. O estudo sustenta-se numa revisão da literatura, baseada em fontes secundárias, e na análise do mercado nigeriano e do respetivo setor, recorrendo a fontes primárias. Os resultados da investigação permitiram verificar a importância da revisão de literatura existente, sendo que se encontrou como principal motivação a procura de mercado, verificaram se barreiras externas tais como as diferenças culturais, o elevado grau de incerteza e risco, o elevado envolvimento estatal e a dificuldade em encontrar parceiros. De forma similar, optou-se pelo modo de entrada mais frequentemente usado pelas pequenas e médias empresas – a exportação. Este trabalho pretende contribuir para o estudo existente da atividade internacional destas empresas, pela importância que apresentam no tecido empresarial português e na economia europeia, para um mercado emergente – mercados cada vez mais relevantes no contexto global, em que se prevê um crescimento exponencial na próxima década.
As a result of globalization, small and medium-sized enterprises have become major driving forces in international trade. To face the saturation of developed markets, emerging economies are arising as an alternative for companies looking to expand across borders, with several opportunities but also several hurdles. In that sense, this report aims to provide a general description of the curricular internship undertaken in a company dedicated to internationalisation, Market Access, with the primary purpose of developing a case study about the internationalisation process to an emerging market of a small and medium company in the stationery and office supplies sector. This study seeks to analyse the motivations, the selected mode of entry and the main barriers faced throughout the market penetration. A qualitative methodology was used, based on the analysis of documents and two semi structured interviews in order to obtain information. The study is sustained by a literature review, relying on secondary sources, and an analysis of the Nigerian market and its sector, resorting to primary sources. The findings of this research confirmed the importance of the existing literature review. The key motivation to internationalisation was the market seeking and external barriers such as cultural differences, the high degree of uncertainty and risk, high state involvement and the difficulty in finding partners were corroborated. Similarly, the entry mode most frequently used by small and medium enterprises, which is exporting, was selected. This study is intended to be a contribution to the existing research into the international activity of these companies, considering their importance in the Portuguese business structure and in the European economy, for an emerging market. These markets are increasingly relevant in the global context, where exponential growth is expected in the next decade.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82978
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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