Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82898
Título: | As redes sociais nas organizações desportivas: análise da presença da FADU Portugal nas redes sociais |
Autor(es): | Guedes, Rui José Malaia |
Orientador(es): | Andrade, José Gabriel |
Palavras-chave: | Comunicação desportiva Redes Sociais Organizações desportivas Desporto universitário Sports communication Social Media Sports organizations University sport |
Data: | 12-Jan-2023 |
Resumo(s): | Atualmente, o digital assume um papel preponderante na atividade das organizações desportivas
e da sociedade em geral. Neste sentido, as redes sociais são as principais ferramentas de
comunicação entre os clubes/federações e os seus públicos, onde cada organização procura
disseminar todo o tipo de informações, criar conteúdos e alcançar cada vez mais interações e
visibilidade. As redes sociais têm assumido uma maior importância do que outros meios de
comunicação e continuam a aumentar os utilizadores de dia para dia. A emergência destas
plataformas sociais alterou o panorama da comunicação desportiva nas organizações. Assim,
refletiu-se sobre esta mesma temática, bem como acerca da importância e as boas práticas das
redes sociais nas organizações desportivas.
Este relatório, realizado no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação - Publicidade e
Relações Públicas - da Universidade do Minho, tem como principal objetivo analisar e avaliar a
presença online, mais concretamente, o Facebook e o Instagram da FADU Portugal, organização
onde realizei o estágio curricular durante seis meses. Desta forma, comparativamente com a
EUSA, FISU e CBDU, três organizações conceituadas no contexto do desporto universitário,
estudaram-se todas as publicações efetuadas entre o dia 2 de novembro de 2021 e 1 de fevereiro
de 2022, tendo em conta o número de seguidores, gostos, comentários e partilhas. Além disso,
equiparam-se as publicações em destaque nas respetivas organizações e calculou-se a média
mensal de gostos e de publicações, de maneira a possuir uma visão mais detalhada das redes
sociais.
O presente estudo assenta no paradigma positivista e apresenta também resultados obtidos
através da revisão de literatura, onde se adotou uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa).
Em suma, o trabalho é um contributo relevante para o estudo das redes sociais nas organizações.
Daí considerar que a produção de relatórios detalhados com análises regulares dos resultados das
publicações efetuadas e o debriefing são fundamentais para as redes sociais, com o intuito de
identificar as falhas e encontrar soluções. Nowadays, the digital assumes a preponderant role in sports organizations’ activities and in society in general. Thus, social medium are the principal communication tools between entities and their audiences, in which every organization seeks to disseminate every type of information, create content and reach more and more interactions and visibility. Social media has been assuming a bigger importance than other media and continue to increase their users from day to day. This report, carried out within the scope of the Master’s Degeee in Communication Sciences – Advertising and Public Relations – at the University of Minho, has as main goal to analyse and evaluate the online presence, specifically Facebook and Instagram, of FADU Portugal, organization at which I was an intern for six months. In this way, comparatively with EUSA, FISU and CBDU, all the publications made between November 2nd of 2021 and February 1st of 2022 were studied, taking into account the number of followers, likes, comments and shares. Futhermore, the highlighted publications in the respective organizations were matched and the monthly average of likes and publications was calculated, in order to have a more detailed view of the social networks. The present study is based on the positivist paradigm and also shows the results obtained through a literature review, where a mixed methodology (qualitative and quantitative) was adopted. In sum, this work is a relevant contribution to the study of social media in organizations, pointing out the importance of the production of detailed reports with regular analysis of the results of publications made and debriefing after the implementation of a communication strategy, in order to identify gaps and find new solutions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82898 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rui Jose Malaia Guedes.pdf | 14,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons