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TítuloAnálise e diagnóstico dos processos produtivos e implementação de melhorias numa empresa de produtos congelados
Outro(s) título(s)Analysis and diagnosis of the production methods and the improvement process in a frozen food company
Autor(es)Vilas Boas, Maria Margarida Gonçalves
Orientador(es)Dinis-Carvalho, José
Palavras-chaveGestão de stocks
Gestão visual
Lean
Melhoria contínua
Produtividade
Continuous improvement
Productivity
Stocks management
Visual management
Data23-Set-2022
Resumo(s)A presente dissertação está inserida no plano de estudos do Mestrado em Engenharia Industrial da Universidade do Minho. Foi desenvolvida numa empresa da indústria alimentar, a Guimarpeixe – Comércio de Produtos Alimentares, S.A., que se dedica essencialmente à transformação, comercialização e distribuição de produtos ultracongelados. O objetivo deste projeto passou pela análise, diagnóstico e implementação de novas rotinas com vista à melhoria contínua dos processos utilizados pelos diferentes departamentos da empresa. Para cumprir com os objetivos propostos, foi utilizada a metodologia Action-Research, conduzida pelas cinco fases principais desta metodologia: diagnóstico, planeamento de ações, implementação de ações, avaliação dos resultados e a especificação de aprendizagem. Iniciou-se assim o projeto com a elaboração do enquadramento teórico em torno dos conceitos fundamentais que serviram como base de trabalho. De seguida, foi efetuada uma análise e diagnóstico da situação aquando do início do projeto, tendo sido reconhecidos os principais desperdícios e problemas, que compreendiam desde o desbalanceamento das linhas de embalamento, o layout desajustado, a ineficiente política de planeamento e polivalência dos operadores e, por fim, problemas relacionados com as falhas de venda aos clientes. Foram sugeridas propostas de melhoria, tendo por base os conceitos teóricos reportados no enquadramento teórico da dissertação, com o objetivo de corrigir os problemas e melhorar os processos, métodos e tarefas do dia-a-dia da empresa. A implementação das propostas permitiram melhorar a produtividade em 25%, reduzir atividades de valor não acrescentado, aumentar as competências e polivalência dos operadores, e até reduzir as falhas de vendas em 98%, tendo dado a possibilidade de uma resposta mais eficaz às necessidades dos clientes.
The following dissertation is included in the study plan for the Masters degree in Industrial Engineering at the University of Minho. It was developed in a company within the food industry, Guimarpeixe – Comércio de Produtos Alimentares, S.A., which is essentially dedicated to the transformation, commercialisation and distribution of frozen goods. The aim of this project was to analyse, diagnose and implement new routines with the intention of continuously improving the processes used by each department within the company. To achieve the proposed goals, the methodology of Action-Research was put in practice, conducted through the five main stages of this methodology: diagnosis, planning of actions, implementation of actions, evaluation of results and the learning specification. The project was then initiated with the elaboration of the theoretical framework surrounding fundamental concepts that served as the root of work. Additionally, it was carried out an analysis and diagnosis of the situation at the beginning of the project where the main losses and issues were recognised, which ranged from an unbalanced line of packaging, an unadjusted layout, an inefficient planning policy and a multifaceted workforce, and lastly, issues relating to faults in sales to clients. Improvement solutions were suggested having in mind the theoretical concept reported in the theoretical framework of the dissertation with the aim of correcting the issues and bettering the processes, methods and tasks of the company’s day-to-day. By establishing the majority of the proposed solutions, it allowed for an improvement in productivity, reduction in activities of non-added value, an increase in the skills and assets of the workforce, and even going as far as to reduce the faults in sales, thus giving the possibility of much more effective response to client’s necessities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82852
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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