Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/82528
Título: | Sala de aprendizagem ativa André Cruz de Carvalho: que práticas pedagógicas docentes? |
Outro(s) título(s): | André Cruz de Carvalho active learning classroom: which pedagogical teaching practices? |
Autor(es): | Soares, Joana Filipa Barbosa |
Orientador(es): | Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Ensino Superior Inovação pedagógica Práticas pedagógicas Sala de aprendizagem ativa Active learning Active learning classroom Higher education Pedagogical innovation Pedagogical practices |
Data: | 6-Dez-2022 |
Resumo(s): | No século XXI, com uma sociedade marcada por inúmeras e rápidas mudanças sociais e tecnológicas, o
tema do desenho dos espaços de aprendizagem tem ganho visibilidade e assume-se como um desafio para
o Ensino Superior. Inúmeras instituições procuram abordagens pedagógicas inovadoras e promoveram a
criação de Salas de Aprendizagem Ativa, que visam maximizar o impacto educativo, recorrendo, de forma
articulada, a um layout de espaço flexível, à tecnologia e a pedagogias inovadoras, de forma a favorecer a
participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A Universidade do Minho prioriza este desafio
ao criar a Sala de Aprendizagem Ativa André Cruz de Carvalho (SACC). Apoiados na seguinte questão de
investigação: Os professores que utilizam a SACC tendem a modificar as suas práticas educativas
inclinando-se a adotar mais frequentemente modelos de aprendizagem ativa?, com a presente dissertação
pretende-se compreender em que medida lecionar nesta Sala de Aprendizagem Ativa influencia as práticas
pedagógicas dos professores. Orientados por uma opção metodológica qualitativa e interpretativa, e um
design de estudo de caso, auscultamos os professores que utilizaram a sala no ano letivo 2021/22 através
da realização de um grupo focal, observamos uma aula lecionada na sala de aprendizagem ativa e ainda
tivemos oportunidade de analisar as respostas obtidas através de um inquérito de satisfação aos alunos
que utilizaram a sala. Os dados recolhidos permitem-nos concluir que existe uma satisfação generalizada
dos utilizadores com a SACC e com as suas valências distintivas. As práticas pedagógicas desenvolvidas na
sala caracterizam-se por uma maior proeminência das atividades em grupo, promovidas pelas mesas
redondas e cadeiras amovíveis, o que permite também um novo papel para o professor: este é o elemento
que cria as oportunidades de aprendizagem individual e colaborativa. Com um processo de ensino
centrado na aprendizagem do aluno, o professor assume o papel de orientador que ajuda os seus alunos a
explorar os temas com maior profundidade. A SACC parece também conduzir a melhorias na interação e
comunicação entre professor e alunos e mesmo entre alunos. Apesar de termos elementos, recolhidos no
âmbito do grupo focal com os professores, que apontam para algum desinteresse pela tecnologia
inovadora disponibilizada na SACC, o que leva por vezes à não utilização da mesma, confirmamos que há
professores que utilizam esta tecnologia única em Portugal em práticas pedagógicas inovadoras. In the 21st century, with a society characterised by abundant and rapid social and technological changes, the design of learning spaces has gained visibility and is a challenge for Higher Education. Many institutions are seeking innovative pedagogical approaches and have built Active Learning Classrooms, which aim to amplify the educational impact, combining flexible space layout, technology, and innovative pedagogies, in order to encourage the active participation of students in the learning process. The University of Minho has endorsed this challenge by creating the Active Learning Classroom André Cruz de Carvalho (SACC). Supported by the following research question: Teachers who use the André Cruz de Carvalho Active Learning Classroom tend to modify their pedagogical practices by adopting active learning models more frequently?, this study aims to understand to what extent teaching in this Active Learning Classroom influences the teachers' pedagogical practices. Steered by a qualitative and interpretative methodology and a case study design, we’ve listened to the teachers who used the room in the school year 2021/22 through a focus group, observed a lesson taught in the active learning classroom and analysed the answers of a satisfaction survey applied to the students that used the classroom. The data collected allows us to conclude that there is global satisfaction among the users of the SACC and its distinctive features. The pedagogical practices developed in the room are characterised by a greater prominence of group activities, promoted by the round tables and movable chairs, which also allows a new role for the teacher: the teacher is the element that creates opportunities for individual and collaborative learning. With a teaching process centred on student learning, the teacher assumes the role of a mentor who helps students to explore topics in greater depth. SACC also seems to lead to improvements in interaction and communication between teachers and students and even among students. Although we have elements collected within the focus group with teachers, which point to some lack of interest in the innovative technology provided in the SACC, which sometimes leads to not using it, we confirm that there are teachers who use this unique technology in Portugal in innovative teaching practices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82528 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Filipa Barbosa Soares.pdf | 4,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons