Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81397
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Margarida Esteves | por |
dc.contributor.author | Ferreira, Joana Cristina Faria | por |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T13:32:13Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28T13:32:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2022-07 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/81397 | - |
dc.description | Relatório de projeto de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas | por |
dc.description.abstract | Este relatório visa demonstrar, em primeiro plano, o processo de escrita de um guião, nomeadamente, o piloto de televisão. Como estudo de caso irá ser utilizado a minha própria escrita, um piloto de televisão de uma hora: The Runaways. Neste trabalho irá ser desenvolvido o processo desde a origem da ideia e do conceito de uma série de televisão e do piloto, até este ser finalizado, assim como os obstáculos e as dificuldades enfrentadas na escrita do mesmo. Temas como criação e estrutura de uma estória, viagem e desenvolvimento do protagonista, diferenças na narrativa de cinema e televisão, serão abordados neste relatório. Devido à falta de profissionais nesta área em Portugal, este trabalho tem também o objetivo de despertar o interesse sobre guionismo na comunidade académica. | por |
dc.description.abstract | This report has the aim to showcase, in the first place, the process of writing a screenplay, specifically, a television pilot. As a case study, I use my own writing and screenplay, a one-hour television pilot entitled The Runaways. In this work will be developed the process of creation of story, from the origin of the idea and concept of a television series, since its genesis, its first episode, the pilot, until it is finalized, and the overall arc of the television series. We will also deal with the obstacles faced in the writing of the latter. Themes such as story structure, the hero’s journey and development of the protagonist, differences in narrative in both film and television, will be explored in this report.Furthermore, due to the lack of focus on screenwriting in Portugal, it is also the aim of this report to not only shed light in the craft of screenwriting, but also awaken interest in the latter in the academic community. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Anatomia de um guião | por |
dc.subject | Guião | por |
dc.subject | Guionismo | por |
dc.subject | Piloto de televisão | por |
dc.subject | Anatomy of a screenplay | por |
dc.subject | Screenplay | por |
dc.subject | Screenwriting television pilot | por |
dc.subject | Writing a television pilot | por |
dc.title | Anatomy of a screenplay: writing a television pilot | por |
dc.title.alternative | Anatomia de um guião: escrever um piloto de televisão | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 203076249 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Letras e Ciências Humanas | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Cristina Faria Ferreira.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons