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https://hdl.handle.net/1822/81386
Título: | Abordagem à pessoa em situação crítica pelo enfermeiro no serviço de urgência em contexto de via verde de trauma |
Outro(s) título(s): | The nurse approach to the person in critical situation in the emergency service in the context of trauma pathway |
Autor(es): | Mendes, Andreia Sofia Mota |
Orientador(es): | Cainé, João |
Palavras-chave: | Abordagem sistematizada Pessoa vítima de trauma Serviço de Urgência Trauma Systematized approach Person victim of trauma Emergency Service |
Data: | 9-Dez-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Opção – Estágio”, enquadrado no Plano de
Estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de
Enfermagem da Universidade do Minho em consórcio com a Escola Superior de Saúde da Universidade
de Trás-os-Montes e Alto Douro. Reflete a componente prática, académica e profissional no cuidado
prestado à pessoa em situação crítica num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico. O trauma representa
a principal causa de morte até aos 44 anos e traduz-se num problema singular e complexo, com múltiplas
implicações, transversal a toda a sociedade, com profundas repercussões humanas, sociais e
económicas. Cuidar da pessoa em situação crítica vítima de trauma é um grande desafio, caracterizando se como uma realidade distinta na esfera do cuidar em enfermagem. Exige cuidados diferenciados,
qualificados e complexos, onde os Enfermeiros Especialistas, pela sua competência científica, técnica e
humana desempenham um papel central, carecendo-lhes conhecimentos, competências, formação e
preparação nesta área específica. Cientes da importância desta problemática, no domínio da
investigação, baseado na Metodologia de Projeto, desenvolvemos um Projeto de Intervenção em Serviço,
destinado aos enfermeiros que trabalham neste contexto. De forma a dar resposta aos nossos objetivos,
envolvemos a equipa multidisciplinar e promovemos o desenvolvimento de competências na abordagem
à pessoa vítima de trauma através do desenvolvimento de uma atividade formativa teórico-prática,
culminando na apresentação de um conjunto de propostas que consideramos relevantes. Avaliamos os
conhecimentos na fase diagnóstica e após a atividade formativa, onde constatamos um aumento dos
conhecimentos de 11,1%, refletindo a evolução dos conhecimentos de suficientes para bons. Quanto à
relação entre o nível de conhecimentos e o tempo de experiência profissional no Serviço de Urgência,
verificamos uma diferença pouco significativa entre os enfermeiros com menos de 10 anos e os com 10
ou mais anos. Na avaliação da satisfação da atividade formativa, consideraram o tema pertinente,
apropriado e relevante, realçando a importância da parte prática neste processo. Este percurso revelou se um processo fundamental para o desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro
Especialista na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica e das competências específicas na área da Pessoa
em Situação Crítica, contribuindo para a qualidade e a excelência do cuidar. This report is part of the Curricular Unit “Option – Internship”, framed in the Study Plan of the Master's Degree in Critical Care Nursing of the Nursing School of the University of Minho, in association with the School of Health of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. It reflects the practical, academic and professional component in the care provided to the person in critical situation in an Emergency Medical-Surgical Service. The trauma represents the main cause of death up to the age of 44 and translates into a unique and complex problem, with multiple implications, transversal to the whole society, with profound human, social and economic repercussions. Take care of person in a critical situation trauma victim is a great challenge, characterized as a distinct reality in the sphere of nursing care. It requires differentiated, qualified and complex care, where the specialist’s nurses, for their scientific, technical and human competence play a central role, being necessary for that knowledge, skills, training and preparation in this specific area. Aware of the importance of this problem, at the research field, we choose the Project Methodology, where we developed an Intervention Project, intended for working nurses in this context. In order to respond to our goals, we involved the multidisciplinary team and we promote the development of skills in approaching the person victim of trauma through the development of a theoretical-practical training activity, culminating in the presentation of a set of proposals that we consider relevant. We evaluated knowledge in the diagnostic phase and after the training activity, where we found an increase in knowledge of 11.1%, reflecting the evolution of knowledge from sufficient to good. Regarding the relationship between the level of knowledge and the time of professional experience in the Emergency Service, we found a negligible difference between nurses with less than 10 years with those with 10 or more years. In assessing the satisfaction of the training activity, they considered the topic relevant, appropriate and relevant, highlighting the importance of the practical part in this process. This path proved to be a fundamental process for the development of the common competences of the Specialist Nurse in the area of Medical-Surgical Nursing and of the specific competences in the area of the Person in Critical Situation, contributing to the quality and excellence of care. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Enfermagem da Pessoa em Situação Crítica |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81386 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ESE-CIE - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations |
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