Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81368
Título: | Padronização do processo de monitorização dos KPIs de garantia de acordo com a VDA Field Failure Analysis 2018 |
Outro(s) título(s): | Standardization of the monitoring process for warranty KPIs according to VDA Field Failure Analysis 2018 |
Autor(es): | Chaves, Rafaela Costa Vasco |
Orientador(es): | Domingues, José Pedro Teixeira |
Palavras-chave: | Análise de falhas de campo Garantia Indicadores-chave de desempenho VDA Field Failure Analysis 2018 Field failure analysis Key performance indicators Warranty |
Data: | 11-Mar-2022 |
Resumo(s): | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito da conclusão do Mestrado em Engenharia Industrial,
no ramo de especialização de Gestão Industrial, da Universidade do Minho. O estudo decorreu no
departamento de Customer Satisfaction na Aptiv em Braga, tendo como objetivo a padronização do
processo de monitorização dos KPIs de garantia, alinhado com a norma VDA Field Failure Analysis 2018.
A metodologia de investigação utilizada nesta dissertação foi a investigação-ação. Numa primeira fase foi
realizada uma análise do processo de garantia já existente, nomeadamente do fluxo do processo de
análise de retornos de garantia. Com uma perspetiva factual, oriunda de uma visão externa, foi possível,
de forma neutra e imparcial, salientar aspetos críticos que careciam de supervisão. Com o propósito de
mitigar as deficiências existentes na monitorização dos KPIs, foi criado um procedimento que assegura
a monitorização contínua destes parâmetros, descrevendo a metodologia de controlo a ser adotada para
cada um deles. De forma a torná-los visíveis, a qualquer elemento da organização e mensuráveis em
tempo real, os indicadores-chave de desempenho do processo de garantia foram integrados na base de
dados da empresa. Desta forma, foi assegurado que os principais KPIs exigidos pela VDA Field Failure
Analysis 2018, bem como pelas demais OEMs, estão disponíveis, e que padecem de um processo
sistémico de monitorização, não perecível do erro humano, permitindo assim, às chefias deste processo,
avaliar a tendência do mesmo e atuar de acordo com o ciclo PDCA. Paralelamente à padronização do
processo de monitorização dos KPIs de garantia, este projeto também serviu de suporte à otimização do
processo de análise de falha de campo, de modo a reduzir os custos associados a análises insuficientes
da causa raiz, bem como à não deteção de defeitos e incumprimento dos prazos de análise requeridos
pelos clientes. Neste sentido, foi possível implementar diversas ações que contribuíram para o alcance
de um processo de garantia mais sólido e controlado, com capacidade de assegurar a sustentabilidade
do negócio e dar resposta aos requisitos específicos dos clientes. This dissertation was developed as part of the completion of the master’s degree in Industrial Engineering, in the field of specialization of Industrial Management, at the University of Minho. The study took place in the Customer Satisfaction Department at Aptiv in Braga, intending to standardize the monitoring process of the warranty KPIs, in line with the VDA Field Failure Analysis 2018. The research methodology used in this dissertation was the action-research. In the first instance, an analysis of the existing warranty process was carried out, namely, the flow of the warranty returns analysis process. With factual perspective, based on an external view, it was possible to highlight, both neutrally and impartially, the critical aspects lacking proper supervision. To mitigate the existing deficiencies in KPI monitoring, a procedure with an established control methodology was created to ensure the continuous supervision of the parameters in question. To make them visible and measurable in real-time to any element of the organization, the key indicators of the warranty process were integrated into the company's database. This way, it was possible to ensure that the main KPIs required by the VDA Field Failure Analysis 2018, and other OEMs, are available and subject to a systemic monitoring process, not perishable from human error, that allows managers of this process to assess tendencies and act following the PDCA cycle. Alongside the standardization of the monitoring process of warranty KPIs, this project has also supported the optimization of the field failure analysis process, in efforts to reduce costs associated with insufficient root cause analysis, as well as failure to detect defects and comply with customer-required analysis deadlines. In this sense, it was possible to implement several actions that contributed to achieving a more solid and controlled warranty process, capable of ensuring the sustainability of the business and responding to the specific requirements of its customers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81368 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Costa Vasco Chaves.pdf Até 2025-03-11 | 6,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons