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dc.contributor.authorMarques, Aldinapor
dc.date.accessioned2022-12-21T09:31:53Z-
dc.date.available2022-12-21T09:31:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMarques, M. A. (2021). Contextos de uso do marcador discursivo pronto e ethos discursivo. Revista de Filoloxía Galega. Monografia 13, Estudos sobre gramática e sociolingüística galego-portuguesas, 205-219.por
dc.identifier.isbn978-84-9749-819-7-
dc.identifier.issn1576-2661por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81319-
dc.description.abstractOs Marcadores do Discurso (MD) são uma das categorias mais estudadas, ainda que com expressão diferente em função das línguas. Constituem uma categoria aberta, cujos limites e características se apresentam ainda muito difusos. O objetivo do presente trabalho é analisar os contributos do uso de pronto para a construção do ethos discursivo do locutor (Maingueneau, 1999; Amossy, 2010). Damos assim continuidade à análise de características deste marcador discursivo já apontadas em Marques (2014). Escolhemos uma perspetivab interdisciplinar, a fim de conjugar a teoria do ethos ou imagem de si, de natureza enunciativa, com a abordagem interacional das relações interpessoais, estabelecidas entre os participantes na situação de comunicação. O corpus para análise destas ocorrências e funcionamentos é constituído por entrevistas sociolinguísticas, em gravação áudio, realizadas, no âmbito do projeto Perfil sociolinguístico da fala bracarense.por
dc.description.abstractDiscourse Markers (DM) are one of the most studied categories, albeit with different expression depending on the languages. They constitute an open category, whose limits and characteristics are still very diffuse. The objective of this work is to analyze the contributions of the use of DM pronto for the construction of the speaker’s discursive ethos (Maingueneau, 1999; Amossy 2010). Thus, we analyse characteristics of this DM already pointed out in Marques (2014). We chose an interdisciplinary perspective in order to combine the theory of ethos or self-image, of an enunciative nature, with the interactional approach of interpersonal relationships, established between the participants in the communication situation. The data for the analysis of these occurrences and functioning is constituted by sociolinguistic interviews in audio recording carried out within the scope of the project Sociolinguistic profile of Braga’s speech.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Corunhapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMarcadores discursivospor
dc.subjectEthospor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectDiscourse markerspor
dc.subjectinterpersonal relationshipspor
dc.titleContextos de uso do marcador discursivo pronto e ethos discursivopor
dc.title.alternativeContexts of use of the discourse marker pronto and discursive ethospor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage205por
oaire.citationEndPage219por
oaire.citationIssue13por
oaire.citationVolumeMonografiapor
dc.identifier.eissn2444-9121-
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalRevista Galega de Filoloxíapor
oaire.versionVoRpor
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