Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/81303
Título: | A relação entre o desenvolvimento da linguagem, as interações mãe-criança e práticas de literacia familiar: um estudo na Região Norte |
Outro(s) título(s): | The relationship between language development, mother-child interactions and family literacy practices: a study in the North Region |
Autor(es): | Lima, Bruna Filipa Ribeiro |
Orientador(es): | Cadime, Irene Maria Dias Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Desenvolvimento da Linguagem Estilos Comunicativos Maternos Interação mãecriança Práticas de Literacia Familiar Language Development Maternal Communicative Styles Mother-child Interaction Family Literacy Practices |
Data: | 19-Dez-2022 |
Resumo(s): | Em idades precoces, as interações mãe-criança e as práticas de literacia familiar, constituem
preditores importantes na aquisição e desenvolvimento da linguagem. Nesta investigação foram
desenvolvidos dois estudos: o estudo 1 tem como finalidade investigar o desenvolvimento linguístico das
crianças e os estilos comunicativos maternos, e o estudo 2 tem como finalidade analisar a relação entre
as práticas de literacia familiar e o desempenho linguístico das crianças. Participaram no estudo 1, 33
díades mãe-criança, cujas crianças frequentavam a creche em três IPSS da Região Norte, e tinham
idades compreendidas entre os 20 e os 30 meses. Foram utilizados o Inventário de Desenvolvimento
Comunicativo MacArthur-Bates: Palavras e Frases (IDC-II) (Viana et al., 2017a), uma tarefa de interação
mãe-criança e a Grelha de Observação de Interação Mãe-Criança (Braz & Salomão, 2002). Os resultados
do Estudo 1 permitem constatar que os diferentes estilos comunicativos maternos contribuem
significativamente para o desenvolvimento linguístico das crianças. A competência linguística que parece
sofrer maior influência dos estilos comunicativos maternos é a Extensão Média do Enunciado em
palavras. No estudo 2, participaram 73 crianças, das quais 33 faziam parte da amostra do estudo 1, que
frequentavam a valência de creche nas três IPSS da Região Norte. Foram utilizados o IDC-II (Viana et al.,
2017a) e o Questionário sobre Práticas e Hábitos de Literacia (Mata, 2002). No Estudo 2, os resultados
evidenciam que a leitura de histórias e a utilização de computador/tablet com os pais são as atividades
realizadas com maior frequência entre as mães e as crianças. Verificou-se, ainda, que a utilização por
parte da criança do computador/tablet, contribui para o desenvolvimento linguístico das crianças. Os
dois estudos realçam o contributo dos estilos comunicativos maternos e das práticas de literacia familiar
na promoção do vocabulário, morfologia, sintaxe e extensão média do enunciado e sugerem a
necessidade de sensibilizar e capacitar as famílias e os profissionais de saúde e educação para a
importância das rotinas linguísticas e das tecnologias na aquisição e desenvolvimento da linguagem. At early ages, mother-child interactions and family literacy practices are important predictors of language acquisition and development. In this investigation, two studies were developed: study 1, aims to investigate children’s language development and maternal responses, and study 2 aims to analyze the relationship between family literacy practices and children’s linguistic performance. Participated in study 1, 33 mother-child dyads, whose children, aged between 20 and 30 months, attended daycare in three institutions in the North Region. The Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates: Palavras e Frases (IDC-II) (Viana et al., 2017a) a mother-child interaction task, and the Grelha de Observação e Interação Mãe-Criança (Braz & Salomão, 2002) were used in this study. The results obtained in Study 1, allow us to verify that the different maternal responses significantly contribute to children’s language development. The linguistic skills that seems to be most influenced by maternal responses is the mean length of utterance. In study 2, participated 73 children, aged between 20 and 30 months, 33 of with were part of study 1, who attended daycare centers in the three institutions in the North Region. The IDC-II (Viana et al., 2017a) and the Questionário sobre Práticas e Hábitos de Literacia (Mata, 2002) were used in this study. Study 2 results evidence that reading stories and using a computer/tablet with parents, are the activities performed more frequently between mothers and children. It was also verified that the use of the computer/tablet by the child, namely for playing games, contributes to the children language development. The two studies highlight the contribution of maternal communicative styles and family literacy practices in promoting vocabulary, morphology, syntax and mean length of utterance and suggest the need to sensitize and empower families and health and education professionals on the importance of linguistic routines and technologies in language acquisition and development. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81303 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento CMEMS - Teses de doutoramento/PhD theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruna Filipa Ribeiro Lima.pdf | Tese de Doutoramento | 3,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons