Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8129

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lia Raquel-
dc.date.accessioned2008-09-15T18:39:13Z-
dc.date.available2008-09-15T18:39:13Z-
dc.date.issued2006-09-29-
dc.identifier.citation"Educação Unisinos". ISSN 1519-387X. 10:1 (Jan/Abr. 2006) 69-77.eng
dc.identifier.issn1519-387X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8129-
dc.description.abstractNo quadro da Sociedade da Informação, levámos a cabo uma investigação de tipo desenvolvimento que se debruça sobre o processo de concepção, implementação e avaliação de um modelo de ambiente virtual de aprendizagem (protótipo de dispositivo na Internet) destinado ao ensino universitário. A disciplina que serve a modelização é a Tecnologia Educativa, na formação inicial de professores. Uma das finalidades do trabalho foi compreender o processo global de design do ambiente e proceder à sua validação para desenvolvimentos futuros. Outra finalidade foi discutir uma problemática de carácter pedagógico que se relaciona com questões como: Qual é a mais-valia, do ponto de vista pedagógico, da introdução das tecnologias web no ensino superior presencial universitário? A flexibilização permitida por estas tecnologias pode potenciar a autonomia dos estudantes e, consequentemente, permitir-lhes a aquisição de competências necessárias para aprender ao longo da vida? Que acontece quando se utiliza um sistema desta natureza? Apresentamos no texto o estudo e enfatizamos a metodologia adoptada pela sua novidade no contexto português.eng
dc.description.abstractWithin the framework of the Information Society, we carried out a developmental research2 that focuses on the process of conception, implementation and evaluation of a virtual learning environment model (prototype of an Internet device) aimed at university teaching. The course that serves the modelization is Educational Technology in the context of initial teacher training. One of the purposes of the research was to understand the overall process concerning the design of the environment and validate it for further development. Another aim was to discuss a pedagogical issue that is related to questions such as: From a pedagogical perspective, what is the gain in introducing web technologies at university presential teaching? Can the flexibilization allowed by these technologies potentiate learners’ autonomy and, thus, enable the acquisition of skills that are necessary for them to learn throughout their lives? What happens when a system like this is used? In the text we present the study and emphasize the methodology adopted due to the fact that it is new in the Portuguese context.eng
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)eng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectInvestigação-desenvolvimentoeng
dc.subjecte-learningeng
dc.subjectPedagogia universitáriaeng
dc.subjectUniversity pedagogyeng
dc.subjectDevelopmental researcheng
dc.titleMetodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitárioeng
dc.title.alternativeDevelopmental methodology: a study about an e-learning environment for face-to-face university teachingeng
dc.typearticleeng
dc.peerreviewedyeseng
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo_unisinos_06.pdf914,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID