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TítuloExpectativa de carreira para jovens de comunidades indígenas no Estado do Amazonas, Brasil
Autor(es)Sanches Filho, Álvaro Leal
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveAmazonas
Carreira
Comunidades indígenas
Jovens
Expectativas
Career
Indigenous communities
Youth
Expectations
Data17-Jun-2022
Resumo(s)O Brasil é um país de miscigenações. Seus diversos povos tiveram como origem os índios que hoje ainda se encontram espalhados por diversas regiões do país. Este projeto visa identificar as expectativas educativas e profissionais após conclusão do ensino secundário dos jovens das comunidades indígenas e de jovens que não são provenientes dessas comunidades, bem como as expectativas dos respectivos encarregados de educação e professores desses jovens. Os dados serão recolhidos numa escola pública de uma aldeia indígena e num colégio privado, ambos localizados no Estado do Amazonas. Será administrado um questionário construído para o estudo, com respostas fechadas e abertas. Proceder-se-á a analises descritivas das expectativas nos dois grupos e de todos os informantes, bem como a analises de conteúdo das respostas abertas. Entender como pensam os jovens, encarregados de educação e professores em comunidades distintas torna-se essencial para se compreender como diferenças culturais e socioeconômicas podem influenciar na escolha de carreiras desses jovens. De igual modo, poderá contribuir para o desenvolvimento de intervenções de educação para a Carreira envolvendo diferentes agentes educativos, e que concorram para uma maior igualdade de oportunidades nas escolhas e condições de acesso dos jovens a cursos e profissões.
Brazil is a country of miscegenations. Its various peoples had their origins in the Indians who today are still spread across different regions of the country. The present work aims to identify the educational and professional expectations after completing secondary education of young people from indigenous communities and young people who do not come from these communities, as well as the expectations of the respective guardians and teachers of these young people. Data will be collected in a public school in an indigenous village and in a private school, both located in the State of Amazonas, Brazil. A questionnaire built for the study will be administered, with closed and open answers. Descriptive analysis of expectations in both groups and of all informants will be carried out, as well as content analysis of open responses. Understanding how young people, guardians and teachers think in different communities is essential to understand how cultural and socioeconomic differences can influence the choice of careers of these young people. Likewise, it may contribute to the development of Career education interventions involving different educational agents, and which contribute to greater equality of opportunities in the choices and conditions of access of young people to courses and professions.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81228
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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