Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81221

TítuloNarrative-based intervention in elementary school: impact on students' basic psychological needs-satisfaction and classroom engagement
Outro(s) título(s)Intervenção baseada na narrativa no 1.º ciclo: impacto na satisfação das necessidades psicológicas básicas e no envolvimento na sala de aula dos alunos
Autor(es)Peseta, Rafaela Fidalgo
Orientador(es)Rosário, Pedro
Cunha, Jennifer
Palavras-chaveNecessidades psicológicas básicas
Envolvimento em sala de aula
Alunos do 1.º ciclo
Intervenção baseada na narrativa
Aprendizagem autorregulada
Basic psychological needs
Classroom engagement
Elementary students
Narrative-based intervention
Self-regulated learning
Data29-Jul-2022
Resumo(s)A literatura tem reportado uma diminuição do envolvimento dos alunos ao longo da escolarização, enfatizando a sua importância para o desempenho académico imediato e subsequente, rendimento e conclusão escolar. De acordo com a Teoria da Autodeterminação, um ambiente de aprendizagem de apoio facilita a aprendizagem autorregulada dos estudantes devido à satisfação das suas necessidades psicológicas básicas, levando a um maior envolvimento. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de promoção de estratégias de autorregulação, implementado por professores, na satisfação das necessidades psicológicas básicas e no envolvimento em sala de aula dos alunos do 1.º ciclo. O programa utilizou a estória-ferramenta, Sarilhos do Amarelo, e incluiu 90 alunos do 4.º ano com idades compreendidas entre os oito e os 12 anos. O grupo de comparação incluiu 99 alunos do 4.º ano. O estudo seguiu um desenho quasi-experimental, com dados recolhidos antes e depois da intervenção. No final da intervenção, o grupo experimental reportou maior competência percebida e envolvimento na sala de aula do que o grupo de comparação. Espera-se que os resultados do presente estudo apoiem os esforços dos investigadores e educadores em proporcionar um ambiente de aprendizagem promotor de sucesso académico, incentivar cursos de formação de professores em autorregulação da aprendizagem, e promover a infusão curricular de programas baseados na evidência de promoção na autorregulação.
Literature on engagement has reported a decrease throughout schooling, emphasizing its importance to immediate and subsequent academic performance, achievement, and school completion. According to Self-determination Theory, a supportive learning environment facilitates students’ self-regulated learning (SRL) owing to the satisfaction of their basic psychological needs leading to increased student engagement. Thereupon, the current study aims to assess the impact of a self-regulation intervention program, applied by teachers, on students’ basic psychological needs satisfaction and classroom engagement in elementary school. The program used a story tool, Yellow’s Trials and Tribulations, and included 90 fourth-grade students with ages ranging from eight to 12 years old. The comparison group included 99 fourth-grade students. The study followed a quasi-experimental design, with data collected prior to and after the intervention. At the end of the intervention, the experimental group reported higher perceived competence and classroom engagement than the comparison group. Results of the present study are expected to support researchers' and educators’ efforts to provide a learning environment likely to foster academic success, encourage teacher training courses in SRL, and promote the curricular infusion of SRL evidenced-based programs.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81221
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Fidalgo Peseta.pdf871,33 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID