Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81163

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCaridade, Sónia Maria Martinspor
dc.contributor.advisorGonçalves, Rui Abrunhosapor
dc.contributor.authorAlves, Ana Margarida Gonçalvespor
dc.date.accessioned2022-12-15T15:47:05Z-
dc.date.available2022-12-15T15:47:05Z-
dc.date.issued2022-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81163-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractAs praxes académicas têm sido associadas sobretudo a vivências negativas e a comportamentos abusivos e inadequados. Não obstante, também constituem práticas que continuam a mobilizar e a envolver os estudantes universitários, por perspetivarem as experiências positivas que podem advir das mesmas. Deste modo, com o presente estudo pretendemos desenvolver e validar um questionário que permitisse melhor conhecer e caracterizar as eventuais experiências positivas associadas à participação e envolvimento dos estudantes universitários nas praxes académicas – Questionário de Experiências Positivas na Praxe Académica (QEPA). Um segundo objetivo do estudo foi analisar a relação entre as experiências positivas e negativas e o bem-estar psicológico dos participantes. A amostra integrou 408 estudantes da Universidade do Minho que admitiram ter participado nas praxes académicas, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M= 20.8, DP=2.19), na sua grande maioria mulheres (71.4%). Os resultados revelaram que o QEPA apresenta características psicométricas adequadas, tanto a nível de validade como a nível de fidelidade. Verificou-se ainda existir uma correlação positiva e significativa entre as experiências positivas na praxe académica e o bem-estar psicológico; e uma correlação negativa significativa entre a experienciação de comportamentos inadequados e o bem-estar psicológico. Aceder às experiências positivas associadas às praxes académicas revela-se fundamental para auxiliar e fundamentar as políticas de prevenção e intervenção neste contexto.por
dc.description.abstractAcademic hazing have been mainly associated with negative experiences, abusive and inappropriate behaviors. However, they are also practices that continue to mobilize and involve university students by predicting the positive experiences that can arise from them. Thus, with the present study we intend to develop and validate a questionnaire that would allow a better understanding and characterization of possible positive experiences associated with the participation and involvement of university students in academic hazing – Questionnaire of Positive Experiences in Academic Hazing (QEPA). A second objective of the study was to analyze the relationship between positive and negative experiences on participants' psychological well-being. The sample included 408 students from the University of Minho who admitted having participated in academic hazing, aged between 18 and 30 years (M= 20.8, SD=2.19), most of them women (71.4%). The results revealed that the QEPA has adequate psychometric characteristics, both in terms of validity and reliability. There was also a positive and significant correlation between positive experiences in academic hazing and psychological well-being; and a significant negative correlation between experiencing inappropriate behavior and psychological well-being. Accessing the positive experiences associated with academic hazing is fundamental to support and support prevention and intervention policies in this context.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectExperiências positivaspor
dc.subjectExperiências negativaspor
dc.subjectBem-estar psicológicopor
dc.subjectPraxe académicapor
dc.subjectValidaçãopor
dc.subjectPositive experiencespor
dc.subjectNegative experiencespor
dc.subjectPsychological well-beingpor
dc.subjectAcademic hazingpor
dc.subjectValidationpor
dc.titleAs experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológicopor
dc.title.alternativeThe (un)favorable experiences associated with academic hazing and their relationship with psychological well-beingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203052161por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Margarida Gonçalves Alves A81625.pdf743,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID