Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81114

TítuloPerceções, vivências e avaliação das experiências de intervenção precoce na infância por famílias brasileiras residentes em Portugal
Outro(s) título(s)Perceptions, experiences and evaluation of the experiences of early intervention in childhood of brazilian families residing in Portugal
Autor(es)Ramos, Gisleine Fátima
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveIntervenção precoce na infância
Famílias imigrantes
Crianças com NEE
Early childhood intervention
Immigrant families
Special education needs
Data2021
Resumo(s)Os programas de Intervenção Precoce na Infância (IPI) têm em comum a prestação de assistência preventiva, tão atempada quanto possível, às crianças com necessidades educativas especiais (NEE) e suas famílias. Para que esta intervenção seja bem-sucedida é condição necessária, ainda que não suficiente, que o sistema de IPI seja conhecido de todos e de fácil acesso àqueles de dele necessitam. As famílias imigrantes com crianças com NEE enfrentam um duplo desafio uma vez que, para além de precisarem de dar resposta às necessidades de uma criança especial, são “forçadas” a inserir-se num sistema que não dominam. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento das expectativas, vivências e avaliação da IPI por parte de famílias brasileiras com crianças com necessidades educativas especiais, residentes em Portugal. Adota uma abordagem qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo de testemunhos de famílias com as referidas características, partilhados num grupo restrito de Facebook. Conclui-se que estas famílias possuem expectativas idealizadas, dificilmente concretizáveis que geram grande angústia. Têm muito dificuldade em aceder ao sistema de IPI e até em o compreender. Move-as a vontade de oferecerem aos seus filhos os cuidados que melhor asseguram o seu desenvolvimento, demonstrando uma atitude colaborativa com o serviço de IPI. A avaliação que fazem do sistema é ambivalente, dependente em larga medida da equipa de IPI que as acolhe. É importante ter em conta os resultados desta pesquisa na definição de práticas mais inclusivas de IPI, de modo que o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) seja, efetivamente, equitativo e universal.
The aim of Early Childhood Intervention (ECI) programs is to offer preventive support to children with special educational needs (SEN) and their families at the earliest possible opportunity. For this intervention to be successful, one of the prerequisites is that people are aware of the existence of the ECI system and also that those who need it can access it easily. Immigrant families who have children with SEN are faced with a double challenge as, in addition to meeting the needs of a special child, they are obliged to enter a system with which they are unfamiliar. This study aims to examine the expectations, experiences, and evaluation of ECI by Brazilian families residing in Portugal who have children with special educational needs. It adopts a qualitative approach based on an analysis of testimonies from such families shared in a restricted Facebook group. It concludes that these families have idealized expectations which are difficult to fulfil, and which lead to a great deal of anxiety. They find it extremely difficult to access and even understand the ECI system. They wish to provide their children with the best care to assist their development and demonstrate a willingness to cooperate with the ECI service. Their assessment of the system is mixed, and largely depends on the ECI team to which they are assigned. The results of this research should be considered when defining more inclusive ECI practices so that the Portuguese Early Childhood Intervention System (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, SNIPI) can provide fairer and more equitable provision.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81114
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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