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https://hdl.handle.net/1822/8101
Título: | Concepções dos professores do 1º CEB sobre o contributo da educação sexual para a promoção da saúde e sua relação com a formação |
Autor(es): | Anastácio, Zélia Carvalho, Graça Simões de Clément, Pierre |
Palavras-chave: | Educação sexual 1º Ciclo Formação de professores |
Data: | Jun-2008 |
Editora: | Lidel - Edições Técnicas |
Citação: | In PEREIRA, Beatriz Oliveira ; CARVALHO, Graça Simões de, coord. – “Actividade física, saúde e lazer : modelos de análise e intervenção”. Lisboa : Lidel, 2008. ISBN 978-972-757-502-2. p. 233-245. |
Resumo(s): | O objectivo do trabalho que apresentamos consiste em identificar as concepções dos professores de 1º CEB sobre o contributo da educação sexual para a promoção da saúde dos seus alunos, identificar a percepção das suas necessidades de formação nesta área temática e relacionar estas variáveis dependentes com a frequência de acções de formação. Para a realização desta fase do estudo procedemos a um levantamento, aplicando um questionário a uma grande amostra de professores, tendo-se obtido 486 questionários devidamente preenchidos, com os quais construímos uma base de dados no Programa SPSS. Procedemos a uma análise descritiva tanto para as variáveis independentes, permitindo caracterizar a amostra, como para as variáveis dependentes em que se apuraram as frequências das respostas, as respectivas percentagens, médias, desvios padrão. Para comparar o grupo de professores que frequentou acções de formação com o grupo que não frequentou aplicámos o teste t. A maioria dos professores consideraram que a educação sexual contribui sobretudo para: o aumento dos conhecimentos sobre sexualidade; a facilidade de dialogar com os pais sobre sexualidade; o auto-conhecimento; o desenvolvimento da capacidade de agir perante situações de risco; a auto-confiança; e a auto-estima positiva. Relativamente à percepção das necessidades de formação, os professores expressaram que a formação deveria consistir essencialmente em: dar preparação científica aos professores para leccionarem o que é necessário, preparar os professores para responderem naturalmente a questões imprevisíveis das crianças e preparar para trabalhar valores. Os professores que frequentaram acções de formação, apresentaram médias significativamente mais elevadas do que os que não frequentaram. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8101 |
ISBN: | 978-972-757-502-2 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros DCILM - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LIDEL_EdSex-PES.pdf | Artigo | 172,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |