Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8095
Título: | Em cada criança um génio da ciência! Ou quando o tempo óptimo passou e não tem volta |
Autor(es): | Sá, Joaquim |
Palavras-chave: | Aprendizagem reflexiva das ciências Questionamento do professor Potencial de aprendizagem Estado de fluxo |
Data: | 2008 |
Resumo(s): | Nesta comunicação apresenta-se uma perspectiva de ensino das ciências experimentais, baseada na investigação e na experiência pessoal do autor, que potencia a capacidade de aprendizagem das crianças para níveis de elevada qualidade. Numa atmosfera de liberdade e de comunicação, promove-se o estado de fluxo, por via de uma acção do professor que em cada momento capta a zona de actividade cognitiva mais produtiva dos alunos. O questionamento reflexivo do professor desempenha um papel de fundamental importância. O período correspondente aos primeiros anos de escolaridade, corresponde a um "tempo óptimo" para a indução de tal processo. Se esse período não for devidamente rentabilizado o "tempo óptimo passou e não tem volta". |
Tipo: | Comunicação oral |
Descrição: | Apresentação efectuado no Congresso Internacional Escolar - Ambiente, Saúde e Educação, 1, Braga, Portugal, 2008. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8095 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DCILM - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cada Criança um Génio.pdf | Documento principal | 1,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |