Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80903
Título: | Heterotopias perceptivas: o conceito de heterotopia na performance-instalação percepção - análise e pesquisa no diálogo corpo-mente-espaço |
Outro(s) título(s): | Perceptive heterotopias: Foucault's concept of heterotopia in the performance-installation perception - analysis and research of the body-mind-space dialogue |
Autor(es): | Maçaira, Yahsmine Lamar Calil |
Orientador(es): | Rabot, Jean-Martin Rocha, Rosemeri |
Palavras-chave: | BodyMindCentering® Ciência cognitiva incorporada Dança contemporânea Educação somática Heterotopia Contemporary dance Embodied cognitive science Somatic Education |
Data: | 20-Jun-2022 |
Resumo(s): | Esta pesquisa tem o intuito de trazer a leitura do termo e da ciência reconhecida por Foucault
como Heterotopia e Heterotopologia na análise do espaço performado e como este inter(co)relaciona
com o corpo que adentra nele e vice-versa, utilizando-se de uma metodologia de pesquisa somático-performativa (Ciane Fernandes) e análise crítica da obra Performance-Instalação Percepção.
Em sua análise crítica este trabalho evoca a ideia de corpo como ponto zero do mundo (Michel
Foucault) e de corpo Soma (Thomas Hanna). O trabalho foca na vertente da arte-cênica contemporânea, cujo o estudo-investigativo entre a ciência cognitiva incorporada (Lakoff&Johnson), a percepção
Enativa (Maturana&Varela) e as artes (dança teatro, contato-improvisação, dança de lugar específico,
Body-Art, Performance-instalativa...) delineia e direciona o processo criativo e produto final da obra
cênica.
Tanto na análise dissertativa como na pesquisa somático-performativa faz-se uso de uma perspectiva da anatomia/embriologia incorporada apresentada pelos estudos do Body-Mind Centering®,
quando trata da relação Corpo-Espaço-Mente. Desenvolve-se uma análise comparativa entre uma epistemologia incorporada de Bonnie Bainbridge Cohen e a perspectiva filosófica, sócio-cultural de formação de espaços outros, heterotopias, apresentada por Michael Foucault. This research aims to bring the interpretation of the term and the science recognized by Foucault as Heterotopia and Heterotopologia in the analysis of the performed space and how it inter(co)relates with the body that enters it and vice versa. Using a methodology of somatic-performative research (Ciane Fernandes) and critical analysis of the work Performance-Installation Perception. In its critical analysis this work evokes the idea of body as the zero point of the world (Michael Foucault), and of the body Soma (Thomas Hanna). The work focuses on contemporary scenic arts, where the study-investigation between embodied cognitive science (Lakoff&Johnson), Enactive Percep tion (Maturana&Varela) and the arts (dance-theatre, contact-improvisation, site-specific dance, Body-Art, Performance-installation...) delineates and directs the creative process and the final product of the sce nic work. In the dissertative analysis as well as in the somatic-performative research a perspective of the embodied anatomy/embryology presented by the studies of Body-Mind Centering® is used when deal ing with the relation Body-Space-Mind. A comparative analysis is developed between Bonnie Bainbridge Cohen's embodied epistemology and the philosophical, socio-cultural perspective of formation of other spaces, heterotopias, presented by Michael Foucault. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80903 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DS - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yahsmine Lamar Calil Macaira.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons