Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80900

TítuloSonhos imperialistas: reflexão sobre a cultura e a mitologia nazis
Autor(es)Peixoto, Beatriz Alcaide Gomes
Orientador(es)Rabot, Jean-Martin
Data17-Set-2021
Resumo(s)Este projeto de investigação dedica-se ao estudo aprofundado da mitologia nazi como forma de implementação de uma ideologia capaz de convencer as massas de que o totalitarismo nazi seria uma espécie de salvação para a humanidade. Estamitologia nazi é como uma descrição da subcorrente quase religiosa do nazismo, combinado com as raízes do ocultismo, as suas origens escondidas nas tradições esotéricas da «ciência marginal», da teosofia e do nacionalismo místico. Os cultos que nasceramno regime como o culto do corpo e do sangue, a supremacia da raça ariana, a ideia de que o homem é capaz de se tornar num ser completo e até omnipresente, o culto pela cruz suástica e o seu simbolismo e o ódio e repressão contra os judeus fazem parte da criação de todo este misticismo que foi implementado na sociedade através de um grande “trunfo” que Hitler pensara e realizara: a propaganda. A propaganda foi um “meio” mais perspicaz de conseguir fazer chegar ao maior número de indivíduos a ideia de que o nazismo era a escolha e o caminho certos para a supremacia da raça ariana e a valorização do Homem como ser humano. Num estudo mais pormenorizado sobre a propaganda nazi, o cinema irá ser o ponto fulcral deste projeto de investigação como forma de propaganda – o modo como este foi adotado pelo regime, as principais ideias e mitologias inseridas neste meio artístico, as principais obras cinematográficas que relataram e marcaram a história nazi, e as principais personalidades que contribuíram para o crescimento e para a grandeza do regime. Josef Goebbels foi o principal “criador” da propaganda nazi, não obstante a Hitler, grande aficionado pela arte cinematográfica, impulsionador de grandes obras cinematográficas que vangloriavam o regime e que lançaram para o grande mundo cinematográfico dos anos trinta personalidades como Leni Riefenstahl. Riefenstahl, grande cineasta e atriz alemã, terá um papel importante neste projeto de investigação - toda a sua vida pessoal e profissional será estudada afincadamente como resposta a muitos dos mitos e rituais nazis que ainda hoje despertam curiosidade. Leni Riefenstahl criou grandes obras cinematográfica e em todas essas obras a mitologia nazi está exposta sobre diversos temas, como o culto do sangue, o culto do homem, a raça ariana como uma raça suprema, e tantos outros cultos religiosos que serão analisados para ajudar a compreender o que realmente foi o regime nazi instaurado por Adolf Hitler.
Thisresearch projectis dedicated to the in-depth study ofNazimythology as away of implementing an ideology capable of convincing the masses that Nazi totalitarianism would be a kind ofsalvation for humanity. This Nazi mythology islike a description of the quasi-religious undercurrent of Nazism, combined with the roots of occultism, its origins hidden in the esoteric traditions of “marginal science”, theosophy and mystical nationalism. The cults that were born in the regime like the cult of body and blood, the supremacy ofthe Aryan race, the idea that man is capable of becoming a complete and even omnipresent being, the cult for the swastika and its symbolism and the hatred and repression against the Jews are part of the creation of all this mysticism that was implemented in the society through a great “asset” that Hitler had thought and realized: the propaganda. Propaganda was a more perceptive “means” of reaching the largest number of individuals with the idea that Nazism was the right choice and path for the supremacy of the Aryan race and the valorization of man as a human being. In a more detailed study of Nazi propaganda, cinema will be the focal point of this research project as a form of propaganda - the way it was adopted by the regime, the main ideas and mythologies inserted in this artistic medium, the main cinematographic works that they reported and marked the Nazi history, and the main personalities who contributed to the growth and greatness of the regime. Josef Goebbels wasthemain “creator” ofNazi propaganda, despite Hitler, a great fan of cinematographic art, a proponent of great cinematographic works that boasted the regime and who launched personalitieslike Leni Riefenstahl into the great cinemato graphic world ofthe thirties. Riefenstahl, a great German filmmaker and actress, will play an important role in this research project - his entire personal and professional life will be studied diligently in response to many of the Nazi myths and rituals that still arouse curiosity today. Leni Riefenstahl created great cinematographic works and in all these works, Nazi mythology is exposed on several themes, such as the cult of blood, the cult of man, the Aryan race as a supreme race, and many other religious cults that will be analyzed to help understand what the Nazi regime really was for Adolf Hitler.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80900
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Alcaide Gomes Peixoto.pdf753,32 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID