Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80900
Título: | Sonhos imperialistas: reflexão sobre a cultura e a mitologia nazis |
Autor(es): | Peixoto, Beatriz Alcaide Gomes |
Orientador(es): | Rabot, Jean-Martin |
Data: | 17-Set-2021 |
Resumo(s): | Este projeto de investigação dedica-se ao estudo aprofundado da
mitologia nazi como forma de implementação de uma ideologia capaz de
convencer as massas de que o totalitarismo nazi seria uma espécie de salvação
para a humanidade. Estamitologia nazi é como uma descrição da subcorrente
quase religiosa do nazismo, combinado com as raízes do ocultismo, as suas
origens escondidas nas tradições esotéricas da «ciência marginal», da teosofia
e do nacionalismo místico. Os cultos que nasceramno regime como o culto do
corpo e do sangue, a supremacia da raça ariana, a ideia de que o homem é
capaz de se tornar num ser completo e até omnipresente, o culto pela cruz
suástica e o seu simbolismo e o ódio e repressão contra os judeus fazem parte
da criação de todo este misticismo que foi implementado na sociedade através
de um grande “trunfo” que Hitler pensara e realizara: a propaganda. A
propaganda foi um “meio” mais perspicaz de conseguir fazer chegar ao maior
número de indivíduos a ideia de que o nazismo era a escolha e o caminho certos
para a supremacia da raça ariana e a valorização do Homem como ser humano.
Num estudo mais pormenorizado sobre a propaganda nazi, o cinema irá
ser o ponto fulcral deste projeto de investigação como forma de propaganda –
o modo como este foi adotado pelo regime, as principais ideias e mitologias
inseridas neste meio artístico, as principais obras cinematográficas que
relataram e marcaram a história nazi, e as principais personalidades que
contribuíram para o crescimento e para a grandeza do regime.
Josef Goebbels foi o principal “criador” da propaganda nazi, não
obstante a Hitler, grande aficionado pela arte cinematográfica, impulsionador
de grandes obras cinematográficas que vangloriavam o regime e que lançaram
para o grande mundo cinematográfico dos anos trinta personalidades como
Leni Riefenstahl. Riefenstahl, grande cineasta e atriz alemã, terá um papel
importante neste projeto de investigação - toda a sua vida pessoal e profissional
será estudada afincadamente como resposta a muitos dos mitos e rituais nazis
que ainda hoje despertam curiosidade. Leni Riefenstahl criou grandes obras
cinematográfica e em todas essas obras a mitologia nazi está exposta sobre
diversos temas, como o culto do sangue, o culto do homem, a raça ariana como
uma raça suprema, e tantos outros cultos religiosos que serão analisados para
ajudar a compreender o que realmente foi o regime nazi instaurado por Adolf
Hitler. Thisresearch projectis dedicated to the in-depth study ofNazimythology as away of implementing an ideology capable of convincing the masses that Nazi totalitarianism would be a kind ofsalvation for humanity. This Nazi mythology islike a description of the quasi-religious undercurrent of Nazism, combined with the roots of occultism, its origins hidden in the esoteric traditions of “marginal science”, theosophy and mystical nationalism. The cults that were born in the regime like the cult of body and blood, the supremacy ofthe Aryan race, the idea that man is capable of becoming a complete and even omnipresent being, the cult for the swastika and its symbolism and the hatred and repression against the Jews are part of the creation of all this mysticism that was implemented in the society through a great “asset” that Hitler had thought and realized: the propaganda. Propaganda was a more perceptive “means” of reaching the largest number of individuals with the idea that Nazism was the right choice and path for the supremacy of the Aryan race and the valorization of man as a human being. In a more detailed study of Nazi propaganda, cinema will be the focal point of this research project as a form of propaganda - the way it was adopted by the regime, the main ideas and mythologies inserted in this artistic medium, the main cinematographic works that they reported and marked the Nazi history, and the main personalities who contributed to the growth and greatness of the regime. Josef Goebbels wasthemain “creator” ofNazi propaganda, despite Hitler, a great fan of cinematographic art, a proponent of great cinematographic works that boasted the regime and who launched personalitieslike Leni Riefenstahl into the great cinemato graphic world ofthe thirties. Riefenstahl, a great German filmmaker and actress, will play an important role in this research project - his entire personal and professional life will be studied diligently in response to many of the Nazi myths and rituals that still arouse curiosity today. Leni Riefenstahl created great cinematographic works and in all these works, Nazi mythology is exposed on several themes, such as the cult of blood, the cult of man, the Aryan race as a supreme race, and many other religious cults that will be analyzed to help understand what the Nazi regime really was for Adolf Hitler. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80900 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DS - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Beatriz Alcaide Gomes Peixoto.pdf | 753,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons