Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80853

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2022-11-28T16:31:14Z-
dc.date.available2022-11-28T16:31:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.citationMartinho, M. H. (2015). Olhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andrade. In Actas do Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática (Vol. 5, pp. 70-87). Campinas: UNICAMP.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80853-
dc.description.abstractUm olhar sobre o poema de Drummond de Andrade ajuda-nos a compreender a complexidade da comunicação. A comunicação, encarada como um processo dinâmico através do qual alunos e professores interagem, trocam informações e influenciam-se mutuamente, assume um papel determinante no processo de ensino-aprendizagem. Vários são os elementos que exigem atenção na comunicação na aula de matemática: o discurso produzido pelo professor ou pelo aluno, o ambiente da sala de aula, as interações estabelecidas e respetivos padrões associados, a negociação de significados e a argumentação. Questionar, responder, exprimir, entender... presentes em Drummond e na aula de matemática. A partir de alguns diálogos de sala de aula, procuraremos compreender as diferentes opções e as suas implicações para a aprendizagem dos alunos bem como a forma como podemos transformar a aula numa comunidade matemática. Ainda que haja consciência das dificuldades inerentes ao papel do professor, vamos discuti-lo para, em conjunto, respondermos a esse desafio.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/EXPL%2FMHC-CED%2F0645%2F2013/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectAções do professorpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDesafiopor
dc.titleOlhares sobre a comunicação matemática e um poema de Drummond de Andradepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate6 julho - 8 julho 2015por
sdum.event.titleV Seminário nacional de histórias e investigações de/em aulas de matemáticapor
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage70por
oaire.citationEndPage87por
oaire.citationConferencePlaceCampinaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas do V seminário nacional de histórias e investigações de/em aulas de matemática -Os sentidos do ensinaraprender matemática na escola e na formação docente-por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_anais_shiam-v5_conferencia.pdf537,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID