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https://hdl.handle.net/1822/80839
Título: | Integração de metodologias ativas e tecnologias da comunicação e da informação para a promoção das experiências de formação e de aprendizagem: o caso da literatura no Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão |
Outro(s) título(s): | Integration of active methodologies and communication and information technologies to promote training and learning experiences: the case of literature in High School at the Federal Institute of Maranhão |
Autor(es): | Silva, Nataniel Mendes da |
Orientador(es): | Ramos, Altina Feitosa, Márcia Manir Miguel |
Palavras-chave: | Ensino de Literatura Metodologias Ativas Tecnologias da Informação e da Comunicação Design Based Research Colegialidade Teaching Literature Active Methodologies Information and Communication Technologies Design Based Research Collegiality |
Data: | 27-Out-2022 |
Resumo(s): | A pesquisa teve como objetivo avaliar como se processa, nas aulas de literatura do Ensino Médio,
a aprendizagem mediada pela integração das TIC e metodologias ativas às atividades de leitura e
produção de conteúdo em torno dos textos literários. Para isso, à luz do paradigma qualitativo da
investigação, recorreu ao Design Based Research.
O trabalho de campo foi desenvolvido no ciberespaço em atividades de preparação, execução e
avaliação das aulas remotas de literatura com três professoras e quarenta e oito estudantes do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus São Luís – Centro Histórico. Os dados
gerados a partir de um questionário, entrevistas, notas de campo e diários de bordo foram analisados
por meio da análise temática.
Do percurso realizado advêm como principais resultados: a) mais importante do que a adesão a
uma estratégia ativa, já consagrada na literatura científica, é a criação de um ecossistema pedagógico e
comunicacional em que a atividade do pensamento (com as suas materialidades) seja comunicada,
cocriada e partilhada; b) as tecnologias contemporâneas favorecerem a criação de comunidades de
aprendizagem/leitores no ciberespaço, o que expande o tempo e o lugar da aprendizagem; c) o interesse
dos estudantes pelas atividades que recorrem às tecnologias aumenta à proporção que conseguem
compreender e construir os sentidos dos textos; d) a mediação docente é mais determinante do que as
atividades em si para a promoção da leitura literária; e) estudantes do terceiro ano do Ensino Médio
tendem, por conta das pressões pelo ingresso na universidade, a ser mais resistentes a projetos que
promovem a leitura literária e f ) a colegialidade é o lugar do ensino e da pesquisa.
O trabalho evidenciou que as TIC não são, para o ensino de literatura, subterfúgios lúdicos que
abrandam ou falseiam as dificuldades e os desafios inerentes à leitura de textos, mas uma linguagem
que pode colaborar para o aprofundamento da experiência literária. The research aimed to evaluate how, in High School literature classes, learning mediated by the integration of ICT (Information and Communications Technology) and active methodologies to the activities of reading and producing content around literary texts takes place. To this end, in the light of the qualitative paradigm of research, it used Design Based Research. The fieldwork was developed in cyberspace in activities of preparation, execution and evaluation of remote literature classes with three teachers and forty-eight students from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão, Campus São Luís - Historic Center. The data generated from a questionnaire, interviews, field notes and logbooks were analyzed through thematic analysis. From the course carried out come as main results: a) more important than the adoption to an active strategy, already consecrated in scientific literature, is the creation of a pedagogical and communicational ecosystem in which the activity of thought (with its materialities) is communicated, co created and shared; b) contemporary technologies favor the creation of learning communities/readers in cyberspace, which expands the time and place of learning; c) students' interest in activities that use technologies increases to the extent they can understand and construct the meanings of the texts; d) teacher mediation is more decisive than the activities themselves for the promotion of literary reading; e) third year high school students tend, due to the pressures of university admission, to be more resistant to projects that promote literary reading, and f) collegiality is the place of teaching and research. The study showed that ICT is not for the teaching of literature, playful subterfuges that slow down or distort the difficulties and challenges inherent to reading texts, but a language that can contribute to the deepening of the literary experience. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80839 |
Acesso: | Acesso aberto |
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