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https://hdl.handle.net/1822/80823
Título: | A Gamificação em cursos de formação continuada de professores: Uma revisão sistemática da literatura (RSL) em grey literature |
Autor(es): | Mendes, Ana Gardenia Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | Revisão sistemática da literatura Formação contínua de professores Gamificação Moodle Systematic literature review Continuing education Gamification |
Data: | Out-2021 |
Editora: | Editora da Universidade Federal do Maranhão (EDUFMA) |
Citação: | Mendes, A. G., & Lencastre, J. A. (2021). A Gamificação em cursos de formação continuada de professores: Uma revisão sistemática da literatura (RSL) em grey literature. In J. B. Bottentuit-Junior (Org.) Anais do III Simpósio Internacional e VI Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, (pp: 95-108). EDUFMA. |
Resumo(s): | Este estudo tem por objetivo identificar quais e como os elementos de gamificação têm sido trabalhados no Moodle em cursos de formação continuada no âmbito Brasil e Portugal. Configura-se como uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) fundamentada em Grey Literature reunindo publicações de Brasil e Portugal, sendo realizada em dois repositórios de teses e dissertações, e mais quatro Atas de eventos relacionados às tecnologias da educação. Os resultados obtidos demonstram que as experiências realizadas nos estudos pesquisados concentraram suas perspectivas nas questões da motivação, do engajamento e da autonomia. Os emblemas e o ranking foram os elementos gamificados mais utilizados. E, a proposta de implementar a gamificação nos cursos mostraram a importância de oportunizar espaços de aprendizagem inovadores aos professores. This study aims to identify which and how the elements of gamification have been worked on in Moodle in continuous training courses in Brazil and Portugal. It is configured as a Systematic Literature Review (RSL) based on Grey Literature bringing together publications from Brazil and Portugal, being held in two repositories of theses and dissertations, and four more Minutes of events related to education technologies. The results obtained demonstrate that the experiences carried out in the researched studies concentrated their perspectives on questions of motivation, engagement and autonomy. Emblems and ranking were the most usedgamified elements. And, the proposal to implement gamification in the courses showed the importance of providing innovative learning spaces to teachers. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80823 |
ISBN: | 978-65-00-33075-5 |
Versão da editora: | https://doity.com.br/sntde2021 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_RSL_Gamificacao_Gardenia&Lencastre.pdf | 819,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |