Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80571
Título: | Combater preconceitos através de aprendizagem ativa e multimodal |
Autor(es): | Mina, Isabel Aguiar Pinto Cavalcante, Ana Clara Carvalho, Melyssa Nobre, Alexandra Fernandes, Elisabete |
Palavras-chave: | Lobo ibérico Aprendizagem multimodal Comunicação de Ciência Educação ambiental |
Data: | 2022 |
Resumo(s): | A preservação do meio ambiente e dos habitats naturais é fundamental à sustentabilidade do planeta e à Vida na Terra. A Biologia estuda a vida e a natureza sendo atribuída aos biólogos, uma responsabilidade acrescida na defesa do meio ambiente. Na Unidade Curricular de Laboratórios de Biologia (licenciatura em Biologia Aplicada - UMinho) adotou-se uma metodologia de aprendizagem ativa recorrendo a estratégias multimodais. Os estudantes foram desafiados a explorar técnicas e equipamentos para investigação em dada área da Biologia, para desconstrução da complexidade dos métodos usados. Seguindo os princípios da missão NERD (Nanotechnology Education and Research Demonstrations) do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), a comunicação do que aprenderam foi feita de forma simples, incidindo sobre problemáticas globais e apelando a valores fundamentais. Um dos projetos apresentados foi sobre a preservação do lobo ibérico ("Canis lupus signatus"), subespécie endémica da Península Ibérica que, em Portugal se encontra “em perigo” e em Espanha, uma pequena população de lobos já está “em perigo crítico”. A equipa fez pesquisa aprofundada para responder às questões, “Como é que o lobo ibérico se distingue de outros lobos?” e “Como se estudam as populações destes mamíferos?” A aquisição de conhecimentos sobre as metodologias usadas em investigação para a conservação do lobo ibérico conduziu à elaboração de um vídeo e à criação de um livro ilustrado para crianças. O livro, intitulado “Quem tem medo do lobo mau?”, encontra-se em processo de revisão. Pretende-se que a sua edição ajude a desmistificar ideias preconcebidas associadas ao lobo, auxilie programas para a sua proteção e venha, assim, a contribuir para a conservação deste carnívoro. A metodologia de aprendizagem praticada veio evidenciar a importância de trabalhar a humanização do conhecimento na sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes como agentes de mudança na nossa sociedade. |
Tipo: | Comunicação oral |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80571 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mina et al SciComPt 2022 resumo.pdf | Resumo | 112,43 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Mina et al ScinComPt 2022 apresentacao.pdf Acesso restrito! | Apresentação | 3,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons