Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80520

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCasiraghi, Brunapor
dc.contributor.authorBoruchovitch, Evelypor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorAlmiro, Pedro A.por
dc.date.accessioned2022-11-09T10:14:11Z-
dc.date.available2022-11-09T10:14:11Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80520-
dc.description.abstractAs intensas mudanças ocorridas nas últimas décadas impactaram os indivíduos, as organizações e a sociedade como um todo. Neste contexto, o ensino superior passou a ser entendido como tendo um papel central na compreensão dos processos e desafios de tais mudanças, bem como na busca de soluções para os problemas atuais e futuros. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios desta etapa da educação em contexto mundial e destaca algumas particularidades da situação brasileira e portuguesa. Mais concretamente, será dada ênfase às questões relacionadas com a expansão do ensino superior, com a incorporação da tecnologia como ferramenta de ensino e de aprendizagem, com as demandas para a formação profissional, com a necessidade de rever conteúdos, metodologias e papéis de estudantes e professores, com os processos de formação de professores e, ainda, com as ações afirmativas. Considerando o contexto atual, reflete-se também acerca das mudanças associadas ao ensino à distância e às estratégias de enfrentamento em resposta à pandemia da Covid-19. Ao resgatar os objetivos e os desafios do ensino superior, procura-se consolidar a importância da própria universidade como espaço privilegiado para a construção dos alicerces de uma sociedade democrática mais justa e igualitária, ao mesmo tempo em que deve se constituir como instância promotora de mudanças efetivas no “aqui e agora” face aos relevantes desafios que a humanidade atravessa.por
dc.description.abstractThe intense changes that have occurred in recent decades have impacted individuals, organisations and society as a whole. In this context, higher education has come to be understood as having a central role in understanding the processes and challenges of such changes, as well as in the search for solutions to current and future problems. The present paper presents a reflection on the challenges of this stage of education in a global context and highlights some particularities of the Brazilian and Portuguese contexts. More specifically, emphasis will be given to issues related to the expansion of higher education, to the incorporation of technology as a teaching and learning tool, to the demands for professional training, to the need to review contents, methodologies and roles of students and teachers, to teacher training processes and also to affirmative action. Considering the current context, it is also reflected about the changes associated with remote teaching and the coping strategies in response to the pandemic of Covid-19. Analysing the objectives and challenges of higher education, it seeks to consolidate the importance of the university itself as a privileged space for the construction of the foundations of a more just and equal democratic society, at the same time that it must constitute itself as an instance promoter of effective changes in the "here and now" in face of the relevant challenges that humanity is going through.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherRevista E-Psipor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectMudanças sociaispor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.subjectIgualdade socialpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectSocial changepor
dc.subjectQuality of educationpor
dc.subjectRight to educationpor
dc.subjectSocial equalitypor
dc.titleO ensino superior num contexto sociocultural de desafiospor
dc.title.alternativeHigher education in a challenging socio-cultural contextpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage27por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume11por
dc.identifier.eissn2182-7591por
sdum.journalRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúdepor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumber1por
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ano11-Volume1-Artigo1.pdf377,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID