Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80377
Título: | Academic procrastination during the doctoral journey: a qualitative study research protocol |
Outro(s) título(s): | Procrastinação académica durante o percurso do doutoramento: um protocolo de investigação de estudo qualitativo |
Autor(es): | Aguiar, Camila Rodrigues de |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Magalhães, Paula |
Palavras-chave: | Academic procrastination PhD students Academic development Doctoral trajectory Procrastinação académica Alunos de doutoramento Desenvolvimento académico Percurso doutoral |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Procrastination is the postponement of an activity and its replacement with another of less
importance and is present in different spheres of an individual’s life. In the educational context,
procrastination behaviors unique to learning are termed academic procrastination. The literature shows
that, during the academic path, a considerable number of students will engage in academic
procrastination, resulting in a significant impact on their academic development. Academic
procrastination is observed at all educational levels. However, literature on academic procrastination
among postgraduate students, particularly doctoral students, is scarce. Based on the gaps in the literature
and considering the detrimental effects that these behaviors may pose for the doctoral journey, a
qualitative study research protocol was devised to deepen our understanding on the academic
procrastination processes among PhD students. It is expected that the transposition of this study protocol
into research will bring the opportunity to gather useful data to outline educational actions aligned with
the needs of PhD students and with a great impact on their doctoral journey. Furthermore, the possible
results of this work will not be limited to PhD students, but may expand and benefit universities and
development agencies in the construction of their strategies. A procrastinação é o adiamento de uma atividade e sua substituição por outra de menor importância, e está presente nas diferentes esferas da vida de um indivíduo. No contexto educativo, os comportamentos de procrastinação exclusivos da aprendizagem são denominados de procrastinação académica. A literatura mostra que, durante o percurso académico, um número considerável de alunos se envolve na procrastinação académica, tendo um impacto significativo no seu desenvolvimento académico. A procrastinação académica é observada em todos os níveis educativos. No entanto, a literatura sobre procrastinação académica entre alunos de pós-graduação, principalmente alunos de doutoramento, é escassa. Com base nas lacunas da literatura e considerando os efeitos prejudiciais que esses comportamentos podem representar para a percurso do doutoramento, elaboramos o presente protocolo de estudo qualitativo, que visa aprofundar a compreensão sobre os processos de procrastinação académica entre alunos de doutoramento. É expectável que a transposição deste protocolo para a investigação traga a oportunidade de reunir dados úteis para o delineamento de ações educativas alinhadas às necessidades dos alunos de doutoramento e com grande impacto na sua jornada doutoral. Além disso, os possíveis resultados deste trabalho não se irão limitar aos alunos de doutoramento, mas poderão ampliar e beneficiar universidades e agências de fomento na construção das suas estratégias. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Projeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80377 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Camila_Aguiar_Versao_Completa_signed.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons