Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80364

TítuloExplorar o lego "Women of NASA" na (re)construção da imagem de cientista: um estudo em Físico-Química do 7.º ano de escolaridade
Autor(es)Coelho da Silva, José Luís
Durães, Miguel
Palavras-chaveEducação em Ciências
Ciência e Sociedade
Natureza da Ciência
Físico-Química
Science Education
Science and Society
Nature of Science
Physics and Chemistry
Data1-Out-2022
EditoraInstituto Superior Miguel Torga
RevistaInteracções
CitaçãoCoelho da Silva, J. L., & Durães, M. (2022). Explorar o lego "Women of NASA" na (re)construção da imagem de cientista: Um estudo em Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. Interacções, 18(62), 72-96.
Resumo(s)Women of NASA (© 2017 The LEGO Group) é um LEGO que tem, como qualquer outro, uma finalidade lúdica, mas, pelo seu enfoque de cariz científico – Mulheres na Ciência – e pelos casos reais a que se reporta, adquire um potencial educativo significativo na (re)construção da imagem de cientista. Retrata quatro mulheres cientistas que se destacaram pela atividade pioneira exercida na NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman e Mae Jemison. O LEGO consiste na construção das quatro figuras femininas e de cenários ilustrativos do contexto de trabalho. É acompanhado de um pequeno livro que contém uma curta biografia de cada uma das cientistas. Sendo definido como problema de investigação – Qual é o impacto da exploração do LEGO “Women of NASA” na (re)construção da imagem de cientistas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico? – estruturou-se uma atividade de aprendizagem de lápis e papel, segundo um paradigma epistemológico-didático de cariz autossocioconstrutivista, que inclui a consciencialização das ideias prévias dos alunos acerca das pessoas que são cientistas, da construção e interpretação do LEGO, da interpretação das biografias e da reflexão acerca das ideias iniciais e finais, num contexto educativo reflexivo, dialógico e cooperativo. Envolveu 40 alunos de duas turmas de Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. As perguntas de cariz reflexivo, que integraram a atividade de aprendizagem, assumiram uma dupla função: pedagógica e investigativa. A análise de conteúdo mostrou a reconstrução das ideias estereotipadas de cientistas, perfilhadas inicialmente pelos alunos.
Women of NASA (© 2017 The LEGO Group) is a LEGO that has, like any other, a playful purpose, but, by its scientific approach - Women in Science - and by the real cases to which it reports, acquires significant educational potential in the (re)construction of the image of scientist. It depicts four female scientists who stood out for pioneering activity at NASA: Margaret Hamilton, Sally Ride, Nancy Roman and Mae Jemison. The LEGO consists of the construction of the four female figures and illustrative scenarios of their working context. It is accompanied by a small book that contains a short biography of each of the scientists. With the research problem – What is the impact of the exploration of LEGO “Women of NASA” on the (re)construction of the image of scientists of the 3rd Cycle of Basic Education students? - a pencil and paper learning activity was structured, according to an epistemological-didactic paradigm of autosocioconstructivist nature, which includes the awareness of students' previous ideas about the people who are scientists, the construction and interpretation of LEGO, the interpretation of the biographies, the reflection on the initial and final ideas, in a reflective, dialogic and cooperative educational context. It involved 40 students from two classes of Physics and Chemistry of the 7th grade. The reflective questions, which integrated the learning activity, assumed a dual function: pedagogical and investigative. The content analysis showed the reconstruction of stereotypical ideas of scientists, initially profiled by students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80364
DOI10.25755/int.27784
ISSN1646-2335
e-ISSN2184-3929
Versão da editorahttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/27784
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
27784-Texto do Trabalho-118047-1-10-20220930.pdf352,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID