Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8021

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dc.contributor.authorFonseca, Fernando Pereira da-
dc.contributor.authorRamos, Rui A. R.-
dc.date.accessioned2008-08-19T19:49:14Z-
dc.date.available2008-08-19T19:49:14Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ECONOMIA AGRÁRIA, 5, Vila Real, Portugal, 2007 – “Globalização, agricultura e áreas rurais" [CD-ROM]. [S.l.] : APDEA, 2007.eng
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8021-
dc.description.abstractO desenvolvimento de territórios rurais, inseridos em regiões periféricas, no contexto de um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, passa pela adopção de uma nova filosofia de planeamento, que dê prioridade à capacidade de mobilizar e de gerir as potencialidades e os recursos locais. É fundamental que os territórios saibam posicionar os seus recursos numa estratégia de actuação horizontal, capaz de envolver os vários actores locais, e ascendente, baseada na afirmação do potencial endógeno. Quanto mais hábil for a gestão e quanto mais distintivos forem os recursos, maiores serão as probabilidades de os espaços rurais inverterem as trajectórias regressivas e se emanciparem. Alguns dos recursos dos espaços rurais apresentam elevado interesse do ponto de vista de procuras turísticas emergentes, pelo que o turismo representa uma oportunidade para promover o desenvolvimento sustentado desses espaços. A necessidade de desencadear dinâmicas internas que estimulem o desenvolvimento foi o principal motivo de um estudo de caso efectuado em Almeida, espaço rural paradigmático do Interior de Portugal, que alberga elevado potencial turístico. Para o efeito, realizou-se um diagnóstico às potencialidades/debilidades de Almeida, ao qual foi agregada informação proveniente de entrevistas, realizadas a actores locais e regionais. Foi possível concluir que o turismo é um vector estratégico para o desenvolvimento de Almeida, assente no seu valioso património cultural e num conjunto de recursos complementares. Porém, detectaram-se várias debilidades que têm impedido uma maior internalização de benefícios no território provenientes do turismo. Com a proposta de um plano estratégico de marketing territorial pretende-se lançar as bases para corrigir estes problemas, conferir uma maior afirmação às potencialidades turísticas de Almeida e, assim, estimular o desenvolvimento do concelho.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherAssociação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA)eng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectAlmeidaeng
dc.subjectTurismoeng
dc.subjectMarketing territorialeng
dc.subjectPlaneamento estratégicoeng
dc.titleO turismo como factor de desenvolvimento de territórios rurais : o caso de Almeidaeng
dc.typeconferencePapereng
dc.peerreviewedyeseng
sdum.pagination15 pagseng
sdum.publicationstatuspublishedeng
oaire.citationConferenceDate04 - 06 Out. 2007eng
sdum.event.locationVila Real, Portugaleng
sdum.event.title5º Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agráriaeng
sdum.event.typecongresseng
Aparece nas coleções:CEC-PT - Comunicações a Conferências Nacionais

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