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https://hdl.handle.net/1822/80134
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rodrigues, Daniel Souto | por |
dc.contributor.author | Ramos, Rui A. R. | por |
dc.contributor.author | Tobias, Maisa Sales Gama | por |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T09:19:57Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T09:19:57Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.isbn | 978-65-81780-01-2 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/80134 | - |
dc.description.abstract | O artigo trata da dinâmica do transporte Expresso na rede fluvial amazônica, à luz das transformações sociais ocorridas no espaço regional-global e, para isso, busca-se compreender as principais rotas e conexões onde esses barcos se fazem presentes na região. Foram utilizadas como bases analíticas os conceitos de espaço, técnica, fluxos e redes, que se colocam como dispositivos analíticos importantes nas ciências humanas, devido à capacidade para compreender a articulação entre os lugares, pois a sociedade, assim como os meios de transportes, organiza-se em redes. Para principal obtenção de dados utilizou-se o trabalho de campo, que foi realizado a partir de entrevistas e viagens nas embarcações, bem como visitas a órgãos competentes. Tomou-se como ponto de partida o Porto da Manaus Moderna, visto que o fluxo da navegação amazonense acontece predominantemente à partir deste porto. Após essa etapa, investigou-se mais profundamente as calhas do Rio Amazonas e Solimões, priorizando as seguintes rotas: Manaus-Tabatinga e Manaus-Coari-Tefé. Investigou-se, também, o funcionamento dos Expressos em Itacoatiara, já que essa cidade apresenta função de distribuição na rede fluvial para outras cidades do entorno. O crescimento do uso dos barcos Expressos, cuja prioridade é o transporte de passageiros, é evidente em várias rotas, visto que realizam viagens mais 16 DAVID, R. C. A. Universidade Federal do Amazonas TERRA DO MAR DOCE: Contribuições da Academia para a Navegação na Amazôniav.1, n. 1, 2020, p. 13-43 velozes do que as embarcações de transporte misto, ao mesmo tempo apresentam custo maior para os passageiros. Estes barcos estão presentes em várias rotas do transporte regional, modificando a maneira tradicional de articulação entre cidades na Amazônia, pois o tempo dos deslocamentos é consideravelmente reduzido com a utilização dos Expressos. Desta forma, percebe- se uma tendência de expansão deste serviço para outras rotas no Amazonas, basicamente ligando as principais cidades do estado à capital Manaus, maior mercado de origem e destino de passageiros. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fluxo Gráfica | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Transporte fluvial | por |
dc.subject | Expressos | por |
dc.subject | Amazonas | por |
dc.subject | Técnica | por |
dc.title | Acessibility modeling to support decision-making in urban investiments in Amazonia cities: the case of Santarém-PA | por |
dc.title.alternative | Modelagem da acessibilidade como suporte à tomada de decisão em investimentos urbanos na Amazônia: O caso de Santarém-PA | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://ppgenav.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/documentos/Terra%20do%20Mar%20Doce-eBOOK.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 355 | por |
oaire.citationEndPage | 378 | por |
dc.identifier.eisbn | 978-65-81780-00-5 | por |
dc.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | por |
sdum.bookTitle | Terra do mar doce | por |
oaire.version | AM | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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