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https://hdl.handle.net/1822/80060
Título: | Mediação transformativa em contexto escolar: Um projeto de intervenção para o desenvolvimento individual e coletivo do aluno |
Outro(s) título(s): | Transformative mediation in the school context: An intervention project for the student's individual and collective development |
Autor(es): | Inocêncio, Pedro Correia Vilaça, Teresa Ribeiro, Patrícia |
Palavras-chave: | Mediação transformativa Desenvolvimento individual e coletivo Crianças transformative mediation Individual and collective development Children |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Citação: | Inocêncio, P.C., Vilaça, T., & Ribeiro, P. (2020). Mediação transformativa em contexto escolar: Um projeto de intervenção para odesenvolvimento individual e coletivo do aluno. In Viana, I.C., & Vilaça, M.T. (Org.), Formação, Mediação e Supervisão: Contextosresponsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas (pp. 65- 97). Braga: Centro de Investigação em Estudos daCriança, Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
Resumo(s): | Os mediadores que aplicam a mediação transformativa argumentam que a mediação é uma forma de promover uma transformação qualitativa da interação humana. A educação não formal, de mãos dadas com a mediação transformativa, tem vindo a dar cada vez mais provas do seu sucesso em processos educativos de capacitação e desenvolvimento pessoal e social dos envolvidos. Neste contexto, o projeto Desenvolvimento Individual e Coletivo do Aluno (D.I.C.A.) que será apresentado nesta comunicação, emergiu de um diagnóstico de necessidades feito com base numa entrevista a três professores responsáveis cada um pela sua sala de alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, e uma auxiliar de ação educativa da escola. O problema de intervenção e investigação que emergiu deste diagnóstico foi o seguinte: “Como evolui o desenvolvimento individual e coletivo dos alunos durante um projeto baseado numa abordagem transformativa da mediação?”. O projeto de intervenção, baseado na mediação transformativa, utilizou a Pedagogia Participativa/Simbologia Grupal para promover um processo de aprendizagem que interliga a educação formal e não formal em processos pedagógicos significativos, assentes nas vivências mais simbólicas e representativas do quotidiano dos jovens alvo do projeto. Assumindo como base a simbologia associada aos quatro elementos da natureza, terra água ar e fogo, o projeto foi construído sobre dois eixos de ação que agrupam estes mesmos elementos. Um primeiro eixo que visa analisar o contexto e a realidade associada aos sonhos das crianças e um segundo que procura trabalhar as relações interpessoais com o grupo/turma, o trabalho de equipa e a expressão. A avaliação da intervenção foi feita por observação participante com elaboração de diários de bordo. Observou-se que um grande número de alunos evoluiu na forma como planificavam as suas tarefas individuais para melhorar o trabalho em grupo, cuja qualidade foi evoluindo ao longo do tempo. Mediators who apply transformative mediation argue that mediation is a way of promoting a qualitative transformation of human interaction. Non-formal education, hand in hand with transformative mediation, has been increasingly proving its success in educational processes of training and personal and social development of those involved. In this context, the Individual and Collective Student Development Project (CSDP) that will be presented in this communication, emerged from a needs diagnosis based on an interview with three teachers responsible for each of their students' rooms, aged between 6 and 10 years old, and an assistant of educational action at the school. The problem of intervention and research that emerged from this diagnosis was the following: How does the individual and collective development of students evolve during a project based on a transformative approach to mediation? The intervention project, based on transformative mediation, used Participatory Pedagogy/ Group Symbology to promote a learning process that links formal and non-formal education in meaningful pedagogical processes, based on the most symbolic and representative experiences of the daily lives of the target youth of the project. Based on the symbology associated with the four elements of nature, land, water, air and fire, the project was built on two axes of action that group these same elements. A first axis that aims to analyse the context and reality associated with children's dreams, and a second that seeks to work on interpersonal relationships with the group / class, teamwork and expression. The intervention was assessed by participant observation with the elaboration of logbooks. It was observed that a large number of students evolved in the way they planned their individual tasks to improve group work, whose quality has evolved over time. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80060 |
ISBN: | 978-972-8952-65-5 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Inocêncio, Vilaça & Ribeiro(2020)_capitulo.pdf | Mediação transformativa em contexto escolar | 1,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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