Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79854
Título: | Modelling an intelligent interaction system for increasing the level of attentiveness and engagement |
Autor(es): | Castro, David Barbosa |
Orientador(es): | Novais, Paulo Durães, Dalila Alves |
Palavras-chave: | Ambient intelligent system Attention Decision support system Teacher Students Sistema inteligente ambiente Atenção Sistema de suporte de decisão Professor Alunos |
Data: | 14-Dez-2018 |
Resumo(s): | One of the main factors for achieving school success is related to the level of attention and
interest that students manifest in the classroom. When in the classroom students perform
tasks on electronic devices, and if the classes have a high number of students, the teacher
does not have the idea if a student is really attentive and focused on the tasks defined
(Pimenta et al. (2015)). Usually the teacher only realizes this situation when he evaluates
the students, which is in most of cases too late.
However, if the teacher receives information about the attention and interest of each user
(student) of a class in real time, he/she can adopt a set of teaching strategies in order to
maximize the results of his/her students. Hence it is possible to avoid and prevent some
negative behaviors in the classroom and increase the level of attention and consequently,
school success. In terms of school success, it is common sense that a high level of attention,
allows to acquire better results.
This thesis intends to develop a framework which allows the teacher to visualize, in real
time, the attention level of each student, allowing him to adopt strategies for the students
with abnormal behaviors (Carneiro et al. (2015); Duraes et al. (2016b)). Um dos principais fatores para a obtenção do sucesso escolar está relacionado com o nível de atenção e de interesse que o aluno manifesta em sala de aula. Quando os alunos, na sala de aula, realizam tarefas em dispositivos eletrónicos, e se as turmas tiverem um elevado número de alunos, o professor não tem a verdadeira noção dos alunos que realmente estão atentos e focados nas tarefas definidas (Pimenta et al. (2015). Muitas vezes o professor só se apercebe desta situação aquando da realização da avaliação, o que pode ser, em muitos casos, demasiado tarde. Se o professor receber informações sobre os níveis de atenção e de interesse de cada utilizador (aluno) de uma turma em tempo real, poder´a adotar um conjunto de estratégias de ensino por forma a maximizar os resultados dos seus alunos. Desta forma é possível evitar e prevenir alguns comportamentos negativos em sala de aula e aumentar o nível de atenção e, consequentemente, o sucesso escolar. Em termos de sucesso escolar, é do senso comum que um elevado nível de atenção e interesse, permite obter melhores resultados. Este projeto pretende desenvolver uma ferramenta que permite ao professor visualizar, em tempo-real, o nível de atenção de cada aluno, permitindo-lhe adotar estratégias para os alunos com comportamentos desviantes (Carneiro et al. (2015); Durães et al. (2016b)). |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Computer Science |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79854 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
David Barbosa Castro.pdf | Dissertação de Mestrado | 5,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |