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https://hdl.handle.net/1822/79689
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sarmento, Manuel Jacinto | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Joaquim Marques de | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T10:28:39Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T10:28:39Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | Sarmento, Manuel Jacinto e Oliveira, Joaquim Marques (2005). “A Escola é o Melhor do Povo...”: Relatório de Revisão Institucional do Projecto das Escolas Rurais. Porto. Profedições. | por |
dc.identifier.isbn | 972-8562-18-7 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/79689 | - |
dc.description.abstract | “A Escola é o melhor do povo” - esta expressão, proferida por um velho camponês no decurso de uma entrevista, consagra, na polissemia que a língua portuguesa permite, uma dupla ressonância — a escola é o melhor das pessoas, porque nela estão as crianças e elas são "o melhor do mundo" (Fernando Pessoa), a promessa da renovação e do rejuvenescimento social em comunidades envelhecidas e ameaçadas de despovoamento: mas a escola é também o melhor da povoação [referenciada também por Povo, sobretudo pelas pessoas mais idosas], porque é, nas pequenas aldeias, frequentemente o único serviço público, a imagem da presença de um interesse coletivo que se conjuga nas práticas educativas e ainda o recurso físico, material, para a ação coletiva, a reunião, etc. Este livro procede à avaliação do Projeto das Escolas Rurais, promovido pelo Instituto das Comunidades Educativas. Este é um trabalho com tese. E esta é de que o Projeto das Escolas Rurais, mais do que uma experiência de inovação pedagógica, multiforme e plural, que também é, consiste num movimento social de base educativa, porque confronta diretamente as realidades sociais, económicas e políticas que presidem à reestruturação das relações sociais nos campos portugueses, contemporaneamente, apresentando, a partir da educação, uma alternativa enunciada nos planos do desenvolvimento rural, da organização do trabalho educacional e da "administração simbólica da infância". | por |
dc.description.sponsorship | Fundação Van Leer | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Profedições | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola rural | por |
dc.subject | Mundo rural | por |
dc.subject | Inovação pedagógica | por |
dc.title | A escola é o melhor do povo: relatório da revisão institucional do projeto das escolas rurais | por |
dc.type | book | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 148 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | A escola é o melhor do povo: relatório da revisão institucional do projeto das escolas rurais | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
dc.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
dc.subject.ods | Cidades e comunidades sustentáveis | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A ESCOLA É O MELHOR DO POVO.PDF Acesso restrito! | 782,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |