Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79600
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Iriarte Sanromán, Álvaro | por |
dc.contributor.author | Barbosa, Mariana Fernandes | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T12:23:28Z | - |
dc.date.available | 2022-09-20T12:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-06 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/79600 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado Europeu em Lexicografia | por |
dc.description.abstract | Numa primeira fase, esta dissertação preocupa-se em explorar a teoria lexicográfica intrínseca ao estudo das colocações, sendo que pretendemos analisar o assunto de forma conceptual e oferecer uma via esclarecedora à problemática associada à representação especializada da combinatória em dicionários. Seguidamente, planeamos contextualizar o potencial das colocações na esfera pedagógica do Português Língua Estrangeira (PLE). Reconhecemos que alunos de língua segunda têm a natural dificuldade na perceção deste fenómeno linguístico. Assim sendo, achamos oportuna a construção de uma ferramenta lexicográfica que ofereça apoio à produção de PLE. Como objetivo principal, baseando-se numa literatura pertinente, este trabalho procura apresentar um planeamento metodológico a favor da compilação de um dicionário monolingue especializado em colocações portuguesas, destinado a alunos de PLE. Acreditamos que esta ferramenta em particular pode ser essencial para o mercado lexicográfico, remetendo-se ao contexto da didática do léxico português. Desta forma, fundamentamos o nosso estudo através de exemplos especializados do ramo, onde prestamos atenção não só à análise teórica das colocações, mas também à construção pormenorizada de um dicionário a seu favor. Em suma pretendemos demonstrar a componente associativa do projeto descrito em relação ao ensino de PLE, de forma a contribuir para o impacto deste tipo de ferramenta especializada no campo da Lexicografia e da didática portuguesa. | por |
dc.description.abstract | Firstly, this dissertation concerns with the exploration of the lexicographical theory inherent to the study of collocations, as we intend to analyse the subject in conceptual terms and shine a light onto the problems associated with the specialized representation of the combinatory in dictionaries. Adjacently, we plan on contextualising the potential of collocations in the pedagogy of Portuguese as a Foreign Language (PFL). We recognize that second language students have a natural difficulty in understanding this linguistic phenomenon. Therefore, we believe that it is imperative to build a lexicographical tool that supports the production of PFL. As its main objective, based on the established literature, this work aims to present a methodological plan in favour of the compilation of a monolingual dictionary specialized in Portuguese collocations, aimed at PFL students. We believe that this lexicographic tool can be essential for the dictionary market, in reference to the context of the teaching of the Portuguese lexicon. Therefore, we base our study in particular examples of the field, taking into account not only the theoretical analysis of collocations, but also the detailed construction of a dictionary in its favour. In short, we intend to showcase the associative component of our project in relation to the discipline of PFL in order to contribute for the impact of this type of specialized tool in the sphere of Lexicography and of Portuguese didactics. | por |
dc.description.sponsorship | EMLEX - Whith the support of the Erasmus+ Programme of the Union European | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Colocação lexical | por |
dc.subject | Português Língua Estrangeira | por |
dc.subject | Dicionário monolingue | por |
dc.subject | Metodologia | por |
dc.subject | Lexical collocation | por |
dc.subject | Portuguese as a Foreign Language | por |
dc.subject | Monolingual dictionary | por |
dc.subject | Methodology | por |
dc.title | A potencialidade didática das colocações lexicais - um dicionário monolingue de colocações para alunos de PLE | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202775291 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 17 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Ciências Sociais | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Fernandes Barbosa.pdf | Dissertação de Mestrado | 14,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons