Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79589
Título: | Caminhos poéticos: pela ótica da sensibilidade estética a favor da humanização contemporânea |
Outro(s) título(s): | Poetic paths: from the optics of aesthetic sensitivity in favor of contemporary humanization |
Autor(es): | Menezes, Patricia Marchi de |
Orientador(es): | Neves, José Pinheiro Pereira, Fernando josé |
Palavras-chave: | Adorno Bauman Educação Libere Vivere Sensibilidade Education Sensitivity |
Data: | 14-Dez-2021 |
Resumo(s): | Este estudo se propõe a refletir acerca da insensibilidade do homem contemporâneo e
sua possível superação pela educação estética. Alguns nomes foram fundamentais para esta
construção, os dois principais, Theodor Adorno e Zigmunt Bauman, através dos quais
procuramos atualizar discussões que apontam que o ser humano vem apresentando uma
subjetividade progressivamente danificada, promovendo o individualismo, a fragmentação do
eu e da sociedade. Críticos do capitalismo, Bauman e Adorno apresentam amplas
convergências, tudo indica que o trabalho de Bauman “abrange afinidades (ainda pouco
exploradas (inter)nacionalmente) com temáticas tratadas pelos frankfurtianos, em especial os
escritos de Adorno” (Almeida, 2007, p. 14).
A questão do Holocausto é precisamente o ponto em que Adorno e Horkheimer se
aproximam da sociologia de Zigmunt Bauman, na discussão sobre a possibilidade imanente de
uma nova barbárie como a de Auschwitz. Uma formação para emancipação, como discorreu
Adorno, ou o alargamento da subjetividade humana, proposto por Bauman, são designações
que dois autores idealizaram respectivamente para uma verdadeira humanização da sociedade.
De grande relevância para os tópicos sobre educação humanista foi o educador brasileiro
Paulo Freire (1921-1997). Nas ponderações acerca da psicologia da arte, Lev Semyonovich
Vygotsky (1896-1934) foi de extremo valor. Por fim, o psicanalista, educador e escritor Rubem
Alves (1933-2014) e ainda, o pesquisador e educador Duarte Jr., foram importantíssimos para
as reflexões sobre educação estética.
Destarte, a finalidade principal deste estudo é o entendimento da sensibilidade como um
dos pilares da inteligência humana e sua relevância para a formação da autonomia e
emancipação do indivíduo. Para que a educação se volte ao aspecto humano, o que não significa
se eximir do papel de formadora intelectual e tecnicista, mas, que se utilize, ao mesmo tempo,
de estímulos artísticos e culturais para a constituição do pensamento crítico, autônomo e
responsável. Considerando-se a importância de estudos de caso na área da educação, apresenta se uma prática pedagógica humanista e estética voltada ao desenvolvimento humano pleno. This study aims to reflect on the insensitivity of contemporary man and its possible overcoming by aesthetic education. Some names were fundamental for this construction, the two main ones, Theodor Adorno and Zigmunt Bauman, through which we seek to update discussions that point out that the human being has been presenting a progressively damaged subjectivity, promoting individualism, the fragmentation of the self and society. Critics of capitalism, Critics of capitalism, Bauman and Adorno show wide convergences, everything indicates that Bauman's work “encompasses affinities (still little explored (inter) nationally) with themes treated by the Frankfurtians, especially the Adorno's writings” (Almeida, 2007, p. 14). The issue of the Holocaust is precisely the point at which Adorno and Horkheimer approach the sociology of Zigmunt Bauman, in the discussion about the immanent possibility of a new barbarism like that of Auschwitz. A formation for emancipation, as Adorno said, or the expansion of human subjectivity, proposed by Bauman, are designations that two authors idealized respectively for a true humanization of society. Of great relevance to the topics about hummanist education was the Brazilian educator Paulo Freire (1921-1997). Lev Semyonovich Vygotsky (1896-1934) was extremely valuable when considering art psychology. Finally, the psychoanalyst, educator and writer Rubem Alves (1933-2014) and also the researcher and educator Duarte Jr., were extremely important for reflections on aesthetic education. Thus, the main purpose of this study is to understand sensitivity as one of the pillars of human intelligence and its relevance to the formation of the individual's autonomy and emancipation. For education to turn to the human aspect, which does not mean exempting itself from the role of intellectual and technical trainer, but that it uses, at the same time, artistic and cultural stimuli for the constitution of critical, autonomous and responsible thinking. Considering the importance of case studies in the field of education, a humanistic and aesthetical pedagogical practice aimed at full human development is presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79589 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Marchi de Menezes.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons