Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79589

TítuloCaminhos poéticos: pela ótica da sensibilidade estética a favor da humanização contemporânea
Outro(s) título(s)Poetic paths: from the optics of aesthetic sensitivity in favor of contemporary humanization
Autor(es)Menezes, Patricia Marchi de
Orientador(es)Neves, José Pinheiro
Pereira, Fernando josé
Palavras-chaveAdorno
Bauman
Educação
Libere Vivere
Sensibilidade
Education
Sensitivity
Data14-Dez-2021
Resumo(s)Este estudo se propõe a refletir acerca da insensibilidade do homem contemporâneo e sua possível superação pela educação estética. Alguns nomes foram fundamentais para esta construção, os dois principais, Theodor Adorno e Zigmunt Bauman, através dos quais procuramos atualizar discussões que apontam que o ser humano vem apresentando uma subjetividade progressivamente danificada, promovendo o individualismo, a fragmentação do eu e da sociedade. Críticos do capitalismo, Bauman e Adorno apresentam amplas convergências, tudo indica que o trabalho de Bauman “abrange afinidades (ainda pouco exploradas (inter)nacionalmente) com temáticas tratadas pelos frankfurtianos, em especial os escritos de Adorno” (Almeida, 2007, p. 14). A questão do Holocausto é precisamente o ponto em que Adorno e Horkheimer se aproximam da sociologia de Zigmunt Bauman, na discussão sobre a possibilidade imanente de uma nova barbárie como a de Auschwitz. Uma formação para emancipação, como discorreu Adorno, ou o alargamento da subjetividade humana, proposto por Bauman, são designações que dois autores idealizaram respectivamente para uma verdadeira humanização da sociedade. De grande relevância para os tópicos sobre educação humanista foi o educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Nas ponderações acerca da psicologia da arte, Lev Semyonovich Vygotsky (1896-1934) foi de extremo valor. Por fim, o psicanalista, educador e escritor Rubem Alves (1933-2014) e ainda, o pesquisador e educador Duarte Jr., foram importantíssimos para as reflexões sobre educação estética. Destarte, a finalidade principal deste estudo é o entendimento da sensibilidade como um dos pilares da inteligência humana e sua relevância para a formação da autonomia e emancipação do indivíduo. Para que a educação se volte ao aspecto humano, o que não significa se eximir do papel de formadora intelectual e tecnicista, mas, que se utilize, ao mesmo tempo, de estímulos artísticos e culturais para a constituição do pensamento crítico, autônomo e responsável. Considerando-se a importância de estudos de caso na área da educação, apresenta se uma prática pedagógica humanista e estética voltada ao desenvolvimento humano pleno.
This study aims to reflect on the insensitivity of contemporary man and its possible overcoming by aesthetic education. Some names were fundamental for this construction, the two main ones, Theodor Adorno and Zigmunt Bauman, through which we seek to update discussions that point out that the human being has been presenting a progressively damaged subjectivity, promoting individualism, the fragmentation of the self and society. Critics of capitalism, Critics of capitalism, Bauman and Adorno show wide convergences, everything indicates that Bauman's work “encompasses affinities (still little explored (inter) nationally) with themes treated by the Frankfurtians, especially the Adorno's writings” (Almeida, 2007, p. 14). The issue of the Holocaust is precisely the point at which Adorno and Horkheimer approach the sociology of Zigmunt Bauman, in the discussion about the immanent possibility of a new barbarism like that of Auschwitz. A formation for emancipation, as Adorno said, or the expansion of human subjectivity, proposed by Bauman, are designations that two authors idealized respectively for a true humanization of society. Of great relevance to the topics about hummanist education was the Brazilian educator Paulo Freire (1921-1997). Lev Semyonovich Vygotsky (1896-1934) was extremely valuable when considering art psychology. Finally, the psychoanalyst, educator and writer Rubem Alves (1933-2014) and also the researcher and educator Duarte Jr., were extremely important for reflections on aesthetic education. Thus, the main purpose of this study is to understand sensitivity as one of the pillars of human intelligence and its relevance to the formation of the individual's autonomy and emancipation. For education to turn to the human aspect, which does not mean exempting itself from the role of intellectual and technical trainer, but that it uses, at the same time, artistic and cultural stimuli for the constitution of critical, autonomous and responsible thinking. Considering the importance of case studies in the field of education, a humanistic and aesthetical pedagogical practice aimed at full human development is presented.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79589
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patricia Marchi de Menezes.pdfDissertação de Mestrado3,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID