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https://hdl.handle.net/1822/79584
Título: | Canais digitais de comunicação das marcas de luxo: análise da estratégia da Marques Soares |
Autor(es): | Pimenta, Bárbara Inês Ribeiro |
Orientador(es): | Duarte Melo, Ana G. S. |
Palavras-chave: | Canais de comunicação Canais digitais Era digital Redes Sociais Marcas de luxo Comunicação online Estratégias digitais Communication channels Digital channels Digital age Social Networks Luxury brands Online communication Digital strategies |
Data: | 15-Nov-2021 |
Resumo(s): | Este Relatório de Estágio Curricular, enquadrado no 2º ano do Mestrado em Ciências da
Comunicação (Ramo Profissionalizante de Publicidade e Relações Públicas), do Instituto de Ciências
Sociais da Universidade do Minho, traduz as atividades realizadas em estágio curricular, na empresa
Marques Soares (MS) - de 18 de setembro de 2019 a 30 de dezembro de 2019 - e propõe abordar a
comunicação das marcas de luxo, ligadas ao mercado de moda e beleza.
Tendo em conta o surgimento e evolução da Internet, e o seu uso incontornável, o objetivo da
pesquisa inerente ao relatório foi conhecer os canais digitais de comunicação e as respetivas estratégias
das marcas de luxo do mercado acima indicado, nomeadamente da Marques Soares. Pretendeu-se
analisar até que ponto e de que forma outras marcas similares — El Corte Inglés Portugal, La Redoute
Portugal e Harrods — empregam os meios e estratégias da MS e avaliar a sua adequação, mostrando e
discutindo alguns exemplos.
A partir de um enquadramento teórico-prático, delineou-se uma metodologia mista, quantitativa
e qualitativa de análise contextual dos canais de comunicação digitais utilizados pelas marcas referidas,
nomeadamente, o website, o Instagram e o Facebook — tarefa pedida, também, pelo departamento onde
o estágio foi realizado. Como critérios de estudo observaram-se o layout, número de seguidores,
informações fornecidas, publicações, entre outros.
Os resultados obtidos permitiram encontrar pistas eventualmente úteis para a estratégia digital
da Marques Soares e aprofundar o conhecimento sobre o comportamento digital das marcas de luxo. E,
com o que se observou das restantes marcas, foi ainda possível dar sugestões de táticas que a MS
poderá usar para melhorar a sua comunicação. This Curricular Internship Report, for the 2nd year of the Master’s in Communication Sciences (Advertising and Public Relations), from the Institute of Social Sciences of the University of Minho, reflects the tasks developed in the curricular internship at Marques Soares (MS) - from September 18 to December 30, 2019 - and intends to discuss communication by luxury brands associated with the world of fashion and beauty. Considering the emergence and evolution of the Internet, and its unavoidable use, the report's objective is to know the digital communication channels and the respective strategies of the luxury brands in the market indicated above, especially Marques Soares. The intention was to analyze to what extent and in what way other similar brands — El Corte Inglés Portugal, La Redoute Portugal and Harrods — employ MS's means and strategies and assess their suitability, showing and discussing some examples. Based on a theoretical-practical context, a mixed methodology (quantitative, and qualitative) was designed for analysis of the digital communication channels used by the aforementioned brands, namely, the website, Instagram, and Facebook - a task also requested by the department where the internship was held. As study criteria, the layout, number of followers, information provided, publications, among others, were observed. The results obtained allowed to find potentially useful clues for Marques Soares' digital strategy and to deepen the knowledge about the digital behavior of luxury brands. Furthermore, observation of the other brands made it possible to suggest tactics that MS could use to improve its communication. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79584 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Barbara Ines Ribeiro Pimenta.pdf | Relatório de Estágio | 7,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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